Day Trade e Swing Trade: como escolher a modalidade certa

Para quem deseja entrar no mercado como trader, podem surgir muitas dúvidas sobre qual modalidade operar. Hoje viemos falar das mais conhecidas: o Day trade e o Swing trade.

Ao começar no mercado financeiro, o trader pode se deparar com muitas modalidades operacionais, estratégias e tipos de análises que prometem ser a ideal para ele. Porém para saber o que é mesmo ideal para o seu perfil de trader é necessário conhecer a fundo não só o mercado, como cada uma das modalidades.

Cada forma de operar é indicada para um objetivo. Conhecer as peculiaridades de cada uma pode ajudar o trader a alcançar melhores resultados. Nesse artigo você irá entender quais as diferenças entre essas modalidades, como elas funcionam e qual é a ideal para o seu perfil.

Day Trade e Swing Trade: como escolher a modalidade certa

O que é ser um trader

Quem busca retorno no mercado financeiro no curto prazo, operando por meio da volatilidade do mercado é considerado um trader.

Realizando operações de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores é possível aproveitar a variação de valores para lucrar e ter uma renda extra ou até mesmo viver com a renda advinda dessas operações.

Esse tipo de investidor é fundamental no mercado, pois a atuação dele tem impacto sobre a precificação de ativos comercializados em curto prazo, além de trazer maior liquidez.

A volatilidade econômica alta enfrentada pelo país ajudou no aumento dos ganhos dos traders, o que fortaleceu a modalidade, além do aumento das tecnologias disponíveis para operações e da zeragem das taxas de muitas corretoras.

Não é necessário formação para ser trader, apenas que se conheça o mercado financeiro e entenda sobre os ativos que serão operados, além de um computador e uma boa conexão com a internet.

Por serem operações com alto risco, elas são indicadas para investidores arrojados. O mercado de traders está aquecido e há diversos cursos na internet para quem deseja se aprofundar.

Conheça o curso de Minicontratos da CM Capital.

Para começar a operar é necessário conhecer estratégias operacionais e saber seu objetivo e tempo disponível para as operações. A partir disso você já está apto a entrar no mercado financeiro e buscar sua consistência como trader.

O que é Day Trade?

Depois de entender em que consiste o trabalho de um trader e como atuar de maneira eficaz é preciso conhecer as possibilidades de operação.

O Day Trade é uma estratégia de compra e venda de ativos no mesmo dia.

O objetivo estratégico dessa operação é permitir que o investidor aproveite a volatilidade constante do mercado de ações e minicontratos. Por exemplo, se você comprou um ativo às 10h, mas decidiu vender às 15h, podemos considerar a transação um Day Trade.

Como se trata de uma operação diária, é importante que o trader adote uma postura de análise constante de números e variações de gráficos, a fim de identificar tendências e padrões de mercado, utilizando os dados a seu favor na hora de investir.

Não existe um limite diário para as operações, ele é definido pelo capital que o investidor tem e pela alavancagem permitida pela corretora onde faz as transações. Tirando isso, é possível fazer quantas transações desejar.

O que é Swing Trade?

O Swing Trade é uma forma de trading que traz menos riscos ao investidor e maior possibilidade de ganhos quando comparado ao Day Trade, já que as operações podem durar mais de um dia, ou pregão, para serem finalizadas.

O Swing Trade é uma metodologia de operação em trading de curto prazo para atuação no mercado de capitais. As pessoas que optam por esse tipo de operação, apostam em tendências de mercado para ganhar dinheiro tanto com ações como mercado futuro, opções, entre outros.

Esse é um modelo de trade com menos riscos e que também oferece maiores oportunidades de ganhos para quem o escolhe. Ela costuma ser uma opção mais segura se comparada ao Day Trade.

É importante lembrar que o swing trader toma as suas decisões por meio de uma análise técnica, gráfica, fundamentalista ou mista, tendo mais tempo para isso. Ou seja, não precisa definir tudo no espaço de um dia, diante disso, explicaremos quais as diferenças entre as modalidades.

Qual a diferença entre Day Trade e Swing Trade?

A principal diferença entre essas modalidades de operação é a temporalidade. Enquanto o day trader precisa encerrar todas as operações no período de um dia, o swing trader pode esperar dias e até semanas para encerrar suas operações.

Ambos se utilizam da análise gráfica para buscar lucro nas volatilidades do mercado, porém o swing trader se mantém com o ativo por dias até encontrar uma variação interessante para finalizar a operação.

Uma das vantagens do Swing Trade é justamente a possibilidade de ganhar em curto prazo mesmo não sendo necessário acompanhar o mercado ponto a ponto. Diferentemente do day trader, que precisa acompanhar qualquer volatilidade do mercado para conseguir encontrar as aberturas para finalizar suas operações.

Para o swing trader também é necessário gerenciamento de riscos, porém de forma mais simples que o day trader. O fato comum entre eles é que todos têm seus stops loss e gain. No entanto, o Swing Trade tem um terreno mais amplo para lucro.

Como escolher uma modalidade?

A opção pelo Day Trade deve ser adotada por pessoas que já têm expertise de mercado, atuando de maneira ativa nas operações. Por sua vez, o Swing Trade é uma boa opção para aqueles que estão iniciando as suas operações como trader.

Isso não significa que o profissional não precise ter conhecimento, pois é fundamental que ele domine a análise técnica e fundamentalista.

Ambas as modalidades de operação exigem do investidor uma postura de atenção, especialmente em relação ao dinheiro empregado. O aconselhado é sempre começar com poucos recursos e depois ir injetando maiores quantias, assim, você consegue sentir como o mercado está e projetar melhor as suas estratégias de investimento.

Saber a diferença entre Day Trade e Swing Trade é o primeiro passo, mas com isso definido, ainda é importante definir estratégias próprias para cada tipo de operação.

E claro, é importante buscar uma corretora que tenha ferramentas para te ajudar. Na CM tem tudo que você precisa para começar a operar, aqui o trader tem:

Entre em contato conosco e conheça os serviços que a CM Capital oferece!

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.