Como comprar ações: descubra aqui quais são os passos para isso!

Quem está pensando em investir na bolsa de valores, muitas vezes, têm dúvidas sobre como comprar ações. Isto é, além de avaliar o perfil do investidor e pesquisar bastante sobre os ativos, qual é o passo a passo para concluir as transações?

Se você ainda não tem familiaridade com o tema, também é importante entender o que são ações e quais os motivos para fazer o investimento. Ao tirar essas dúvidas, obtemos mais dados para tomar decisões.

Logo abaixo, explicamos quais são as características gerais das ações e trouxemos o passo a passo para começar a investir. Continue a leitura!

O que são ações?

As ações são as partes do capital de uma empresa, que dão direito a uma remuneração sobre o seu desempenho ou a participação em suas decisões. Graças a isso, elas são alternativas de investimento.

Na bolsa de valores, as ações podem ser compradas nas ofertas primárias ou secundárias.

As ofertas primárias são realizadas quando a empresa vai ao mercado e divide uma parte ou todo o seu capital em ações, permitindo que investidores possam adquiri-las.

Já a secundária ocorre quando os próprios investidores negociam entre si, após o ingresso das ações no mercado. Esse segundo caso é o mais comum para os investidores, com negociações realizadas diariamente.

Por que investir em ações?

As ações são uma boa alternativa de investimento, porque o investidor consegue ser remunerado pelo desempenho financeiro da empresa, sua valorização ou desvalorização na bolsa de valores.

Dividendos

Um primeiro atrativo para o investidor são os dividendos. As empresas listadas na bolsa precisam dividir uma parte dos seus lucros com os acionistas. Assim, cada investidor recebe sua parte conforme as quantidades de ações que tem em sua carteira.

Vale ressaltar a diferença entre ações preferenciais (PN) e ordinárias (ON). As preferências não têm direito a voto nas assembleias, mas dão preferência ao receber os dividendos. Já as ordinárias permitem a participação com voto, mas só recebem sua parcela após a satisfação dos valores mínimos das ações PN.

Valorização

Saber como investir em ações também é uma boa medida para tentar ganhar com as variações do ativo ao longo do tempo. Aqui, a estratégia mais comum é adquirir a ação e esperar sua valorização, o que acontece com base na oferta e demanda pelo ativo na bolsa de valores.

Desvalorização

De forma alternativa, um caminho que exige conhecimento e experiência consiste em operar vendido. Nesse caso, o investidor adota uma estratégia para ganhar com a queda da ação, recorrendo principalmente ao mercado de derivativos. Há mais riscos envolvidos, e a escolha das ações tende a ser mais complexa.

Como comprar ações?

Você tem como comprar ações ao fazer uma conta na corretora de valores, que estará registrada junto à B3. Assim, o ativo será de sua propriedade — e mesmo se a corretora fechar as portas, você permanece com os direitos.

Escolha sua corretora de valores

O primeiro passo, portanto, é escolher uma corretora de valores. Credibilidade, tempo de mercado, soluções digitais, suporte oferecido ao investidor e taxas são alguns dos critérios para fazer a escolha certa.

Abra a sua conta

A seguir, é o momento de abrir a sua conta, seguindo as orientações da corretora. Para abrir a conta na CM Capital, você pode concluir todo o processo pela internet, sem taxas de manutenção e com diversos serviços gratuitos.

Obtenha o acesso à plataforma de investimentos

Após concluir o cadastro, o passo seguinte é obter o acesso à plataforma de investimentos, geralmente fazendo o primeiro acesso com o seu usuário e senha. A plataforma é o ambiente em que você cuidará do patrimônio junto à corretora e dará a você os meios para comprar ações.

Faça a transferência para a corretora de valores

A próxima etapa é fazer a transferência do dinheiro para a sua conta na corretora de valores. Por questões de segurança, essa transação deve ter origem em uma conta da sua titularidade.

Localize o sistema de compra de ações

As ações podem ser compradas por meio de ordens enviadas para o mercado, via home broker. Esse sistema é simples de ser utilizado, contando com um menu, em que você toma as decisões (comprar, vender, visualizar carteira etc.), e painéis com informações sobre suas ordens, variação dos ativos, horário de fechamento da bolsa etc.

Encontre o código da ação

Se você já souber em que empresa quer investir, localize o código da ação, pesquisando no Google, na ferramenta da B3 ou no próprio home broker. As ações preferenciais terão o final 4, e as ordinárias 3. A Petrobrás, por exemplo, têm respectivamente as ações PETR3 e PETR4.

Ao usar o código, você pode inserir ou não a letra F ao final. Essa letra indica o objetivo de comprar ações fracionárias, ou seja, de 0 a 100 unidades (PETR4F, por exemplo). Já o código sem a informação (PETR4, por exemplo) é destinado à compra do lote de 100 unidades.

Envie a ordem de compra

A ordem de compra estará no menu do home broker e pode ser emitida com o código da ação. Ela funciona como um lance: você informa ao mercado que deseja adquirir “x” ações pelo preço “y”, fixando o tempo em que a oferta estará em aberto.

Se outra pessoa emitir uma ordem de venda compatível com o valor indicado, a transação acontece automaticamente. Ah! Uma forma de agilizar o processo é comprar e vender, marcando a opção valor de mercado.

Utilize a carteira indicada

Para investir em ações, é importante definir os seus objetivos, conhecer o seu perfil de investidor e estudar bastante as empresas na qual deseja investir. Lembre-se também de criar a rotina de revisar sua carteira, comprando e vendendo as ações conforme as mudanças de cenário.

Uma forma simples de começar é usar as carteiras recomendadas. Os especialistas da CM Capital disponibilizam essas listas com ações para serem adquiridas no portal do cliente. Não há nenhuma taxa por esse serviço, e você conta com o conhecimento e experiência dos nossos analistas.

Também existe a opção de renovação da carteira. Ao ativá-la, o seu investimento acompanha as indicações com a substituição automática da lista de ações, conforme as revisões realizadas pelos analistas financeiros.

Com os serviços digitais, você tem como comprar ações de um jeito fácil e descomplicado, seja diretamente no home broker, seja nas carteiras recomendadas. Além disso, aqui na CM Capital, você pode comprar ações fracionárias com taxa zero de corretagem e, a qualquer momento, contar com o auxílio dos nossos especialistas pelo WhatsApp.

Se quiser continuar aprendendo sobre investimentos e educação financeira, assine a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos para ficar por dentro da bolsa de valores!

Como comprar ações

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki