Comércio Varejista no Brasil: desempenho em 2022

O comércio varejista no Brasil encerrou 2022 com crescimento de 1,0%, sendo este o segundo ano consecutivo que o setor acumula algum nível de expansão, uma vez que em 2021 o comércio avançou 1,9%. Apesar do desempenho positivo, ao longo do ano, o setor apresentou evolução errática. Nos primeiros meses, especialmente no primeiro trimestre, o comércio apresentou um bom nível de crescimento, com essa expansão perdendo força ao longo do segundo trimestre do ano.

Em função das medidas de incremento à renda adotadas pelo governo no meio do ano, como o aumento do valor do Auxílio Brasil, além da aprovação do PLP-18, que desonerou os impostos federais sobre os preços dos combustíveis, o setor foi beneficiado, apresentando uma boa performance nos meses de agosto, julho e outubro. Todavia, mesmo com a Black Friday em novembro e as festo do fim do ano, o comércio perdeu força nos últimos meses de 2022, encerrando o ano com resultados negativos, porém preservando o crescimento acumulado.  

Comércio Varejista no Brasil: desempenho em 2022

Leia mais: Imposto de renda: saiba tudo sobre a declaração pré-preenchida

Evolução das atividades do comércio varejista

Em relação à performance dos grupos que compõem o índice geral, devido a aprovação do PLP-18, conforme já citado, o grupo de Combustíveis e lubrificantes encerrou o ano com o maior crescimento acumulado, avançando 16,6%. Outra atividade que encerrou 2022 com expansão foi Livros, jornais, revistas e papelaria. O grupo apresentou um crescimento acumulado na ordem de 14,9%. Entretanto, cabe mencionar que o bom desempenho do grupo ocorre em função de este ter sido uma das atividades que mais sofreram os impactos da pandemia. Ademais, o segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, no mesmo sentido dos demais grupos citados, acumulou um crescimento de 6,5% ao fim de 2022. Por fim, pelo lado negativo, chama a atenção o resultado de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que recuou 8,2% no acumulado anual.

Quer receber mais analises exclusivas para seus investimentos. Participe do nosso grupo do Telegram.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.