Educacional
S&P/B3 Ibovespa VIX, o VXBR, é inaugurado pela B3
Uma parceria entre o S&P Dow Jones e a B3 inaugura no Brasil o VXBR, um índice para monitorar a…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
Uma semana de agenda cheia de indicadores no Brasil e ao redor do globo. Por aqui temos a prévia do PIB e a ata completa da reunião do Copom. Nos EUA e Zona do Euro, os Bancos Centrais divulgam taxa de Juros e ainda tem divulgação de PMIs em algumas economias. No campo político, Lula […]
ALEXIA CARRARA •
12 dez 2022 •
4 min de leitura
Uma semana de agenda cheia de indicadores no Brasil e ao redor do globo. Por aqui temos a prévia do PIB e a ata completa da reunião do Copom. Nos EUA e Zona do Euro, os Bancos Centrais divulgam taxa de Juros e ainda tem divulgação de PMIs em algumas economias.
No campo político, Lula adiantou a divulgação dos nomes de seus ministros, sendo eles: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Itamaraty).
Além disso, a proposta da PEC da transição seguirá para a Câmara dos Deputados, onde Arthur Lira já deixou pautado para terça-feira a sessão que irá tratar do tema. O mercado também volta suas atenções para o julgamento no Supremo Tribunal Federal, agendado para a próxima quarta-feira, sobre a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto. O fato de que nenhum dos membros da Corte revelou o seu voto traz certa instabilidade.
O investidor brasileiro volta seu foco total para a bolsa de valores, com a eliminação da Seleção da Copa do Mundo nas quartas de finais.
Leia também: 5 investimentos para aplicar a 1ª parcela do 13º salário
A semana começa com a atualização do Boletim Focus. A expectativa de inflação para 2022 caiu de 5,92%, há uma semana, para 5,79%.
As expectativas para o PIB se mantiveram em 3,05%. As estimativas para a taxa Selic também foram mantidas em 11,75% para 2023, 8,50%, em 2024, e 8%, em 2025.
Hoje também teve divulgação da Balança comercial, pela Secint, que registrou superávit de US$ 2,33 bilhões em dezembro.
É divulgada a Ata da reunião do Copom com todos os detalhes discutidos sobre a política monetária do Brasil e o rumo da taxa de juros. Com a ata conseguimos entender melhor quais serão os próximos passos do Banco Central.
Ainda aqui no Brasil, também temos acesso aos dados da Pesquisa Mensal de Serviços, que nos indica o volume de serviços oferecidos durante o último mês. A divulgação é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o setor de serviços avançou 9,7% na base anual.
Nos EUA, o mercado se volta aos números do Índice de Preços ao Consumidor (CPI).
Aqui no Brasil o dia é marcado pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), nosso indicador que é uma prévia do PIB, usado também para o BC ajustar os passos futuros da política monetária. Para outubro, o mercado aguarda um crescimento de 0,50% para o IBC-Br.
A China tem uma agenda cheia com dados de Produção Industrial, Vendas do Varejo e Taxa de desemprego.
Na Zona do Euro, os investidores esperam pelos números de Produção Industrial.
Os mercados globais focam na Taxa de juros norte-americana, divulgada pelo FOMC. O consenso é de uma redução no ritmo do aperto monetário no país, com uma alta de 50 pontos base.
Seguimos com divulgações de política monetária, dessa vez na Europa com reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), que discutem os rumos de suas taxas de juros.
Nos EUA, o investidor não tem descanso, serão divulgados dados de Vendas do Varejo e de Produção Industrial.
Aqui no Brasil acompanhamos apenas o IGP-10, índice de inflação divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Em novembro, a inflação medida pelo IGP-10 retraiu -0,06%.
Alemanha, Zona do Euro e EUA recebem dados do Índice de Gerente de Compras Industrial (PMI), que mede o nível de atividade dos gerentes de compras na indústria e nos serviços.
Na Zona do Euro ainda esperamos os dados de Índice de Preços ao Consumidor (CPI).
Educacional
Uma parceria entre o S&P Dow Jones e a B3 inaugura no Brasil o VXBR, um índice para monitorar a…
Análises
Com o objetivo de oferecer um direcionamento a CM Capital criou o Ranking de Fundos de investimento, onde buscamos, através…
Educacional
Aprenda a encontrar os melhores fundos imobiliários para investir e diversificar sua carteira. Identifique agora mesmo oportunidades de FIIs. Confira…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.