Agenda da semana: Prévia do PIB e Taxa de juros dos EUA

Uma semana de agenda cheia de indicadores no Brasil e ao redor do globo. Por aqui temos a prévia do PIB e a ata completa da reunião do Copom. Nos EUA e Zona do Euro, os Bancos Centrais divulgam taxa de Juros e ainda tem divulgação de PMIs em algumas economias.

No campo político, Lula adiantou a divulgação dos nomes de seus ministros, sendo eles: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Itamaraty).

Além disso, a proposta da PEC da transição seguirá para a Câmara dos Deputados, onde Arthur Lira já deixou pautado para terça-feira a sessão que irá tratar do tema. O mercado também volta suas atenções para o julgamento no Supremo Tribunal Federal, agendado para a próxima quarta-feira, sobre a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto. O fato de que nenhum dos membros da Corte revelou o seu voto traz certa instabilidade.

O investidor brasileiro volta seu foco total para a bolsa de valores, com a eliminação da Seleção da Copa do Mundo nas quartas de finais.

Leia também: 5 investimentos para aplicar a 1ª parcela do 13º salário

Agenda da semana: Prévia do PIB e Taxa de juros dos EUA
Agenda de indicadores econômicos de 12 a 16/12

Segunda-feira com agenda esvaziada

A semana começa com a atualização do Boletim Focus. A expectativa de inflação para 2022 caiu de 5,92%, há uma semana, para 5,79%.

As expectativas para o PIB se mantiveram em 3,05%. As estimativas para a taxa Selic também foram mantidas em 11,75% para 2023, 8,50%, em 2024, e 8%, em 2025.

Hoje também teve divulgação da Balança comercial, pela Secint, que registrou superávit de US$ 2,33 bilhões em dezembro.

Ata do Copom na terça-feira

É divulgada a Ata da reunião do Copom com todos os detalhes discutidos sobre a política monetária do Brasil e o rumo da taxa de juros. Com a ata conseguimos entender melhor quais serão os próximos passos do Banco Central.

Ainda aqui no Brasil, também temos acesso aos dados da Pesquisa Mensal de Serviços, que nos indica o volume de serviços oferecidos durante o último mês. A divulgação é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o setor de serviços avançou 9,7% na base anual.

Nos EUA, o mercado se volta aos números do Índice de Preços ao Consumidor (CPI).

Quarta-feira com taxa de juros nos EUA

Aqui no Brasil o dia é marcado pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), nosso indicador que é uma prévia do PIB, usado também para o BC ajustar os passos futuros da política monetária. Para outubro, o mercado aguarda um crescimento de 0,50% para o IBC-Br.

A China tem uma agenda cheia com dados de Produção Industrial, Vendas do Varejo e Taxa de desemprego.

Na Zona do Euro, os investidores esperam pelos números de Produção Industrial.

Os mercados globais focam na Taxa de juros norte-americana, divulgada pelo FOMC. O consenso é de uma redução no ritmo do aperto monetário no país, com uma alta de 50 pontos base.

Quinta-feira com reunião do BCE e BOE

Seguimos com divulgações de política monetária, dessa vez na Europa com reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), que discutem os rumos de suas taxas de juros.

Nos EUA, o investidor não tem descanso, serão divulgados dados de Vendas do Varejo e de Produção Industrial.

Aqui no Brasil acompanhamos apenas o IGP-10, índice de inflação divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Em novembro, a inflação medida pelo IGP-10 retraiu -0,06%.

Sexta-feira com chuva de PMIs

Alemanha, Zona do Euro e EUA recebem dados do Índice de Gerente de Compras Industrial (PMI), que mede o nível de atividade dos gerentes de compras na indústria e nos serviços.

Na Zona do Euro ainda esperamos os dados de Índice de Preços ao Consumidor (CPI).

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.