Resumo da semana: votação da PEC, inflação e Taxa Selic

Resumo da semana: votação da PEC, inflação e Taxa Selic

Fechamos a semana com mais um jogo do Brasil na Copa do Mundo e algumas atualizações sobre a política monetária e inflação no Brasil.

No campo político também tivemos novidades sobre a PEC da Transição e os futuros ministros do Brasil.

Leia também: Petrobras anuncia redução do diesel e gasolina em refinarias.

Segunda-feira com foco nos EUA

O começo da semana foi marcada pela divulgação de PMIs. Os números de PMI Composto chegam na Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e EUA. Todas as leituras abaixo dos 50 pontos, indicando uma contração no setor industrial e de serviço em todas as regiões.

  1. Alemanha: 46,3
  2. Zona do Euro: 48,5
  3. Reino Unido: 48,2
  4. Brasil: 49,8
  5. EUA: 46,4

No EUA também foram divulgados dados de consumo e a atividade, com a inflação dando sinais muito tímidos de recuo. Os dados do ISM de novembro, que serve como um indicador da saúde da economia em geral, vieram acima do previsto, o que reforçou que a economia dos EUA está mais aquecida do que o esperado.

Tal leitura pode contribuir para que o FED mantenha um tom hawkish, ou seja, de aperto monetário, em suas próximas reuniões. O relatório se soma ao relatório de empregos do final da semana passada, apontando para uma economia resiliente.

Powell já deixou claro que a trajetória altista da taxa de juros norte americana deve persistir, encerrando o ciclo em um patamar além do esperado pelo mercado no momento. No entanto, agora os investidores passam a projetar um período mais longo do aperto e o risco maior de recessão.

Terça-feira

Em um dia de agenda mais tranquila, os investidores receberam os dados de Novas Encomendas à indústria na Alemanha, que caíram 0,8% em outubro ante setembro.

Ainda na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre da Zona do Euro subiu 0,3% no trimestre e 2,3% na base anual.

Nos EUA foi divulgado a Balança Comercial que registrou déficit de US$ 78,2 bilhões em outubro, maior que o déficit de ES$74,1 bilhões de setembro.

No campo político brasileiro, a PEC da Transição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, passando para a votação no plenário do Senado. A PEC precisa de 49 votos, em dois turnos, para ir a votação no plenário da Câmara.

Quarta-feira com reunião do Copom

Foi dia de Copom e o Banco Central manteve a taxa Selic em 13,45% a.a., como esperado. No comunicado, o BC foi ameno no discurso.

É importante mencionar que o BCB é uma instituição que reage. Nesse contexto, ele espera para ver efetivamente a política fiscal que será levada a cabo para poder avaliar seus desdobramentos sobre a inflação e a evolução das contas públicas.

Assista a uma análise completa da leitura: Divulgação da Taxa Selic | Reunião do Copom

Também teve divulgação do Índice Geral de Preços (IGP-DI), que caiu 0,18% em novembro, no mês anterior, o recuo havia sido de -0,62%, com esse resultado, o índice acumula uma alta de 4,71% em 2022.

E ainda no Brasil a PEC da Transição foi votada e aprovada no Senado, somados os gastos extraordinários com os pretendidos para o Bolsa Família, a PEC terá um impacto fiscal de R$ 168 bilhões. Antes da votação, a equipe do futuro governo já estava alinhada com a Comissão de Constituição e Justiça. A PEC agora vai para votação na Câmara.

Na China, as exportações recuaram pelo segundo mês seguido, com uma queda de 8,7% em novembro, na base anual. O resultado é pior que o esperado.

Quinta-feira

A manhã começou com os dados sobre pedidos de seguro-desemprego nos EUA. O número subiu para 230 mil esta semana, na semana passada, os pedidos ficaram em 226 mil.

Por aqui teve divulgação de alguns indicadores. O IBGE apontou um avanço no setor de varejo, com a Pesquisa Mensal de Comércio, que subiu 0,4% de outubro para novembro.

Também foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Geral (IPC-S), que acumula alta de 4,61% nos últimos 12 meses.

No campo político, a presidente nacional do PT afirma que Lula pode adiantar o anuncio dos nomes para os ministérios, já que há muita especulação. O anuncio esta marcado para segunda-feira (12), mas pode ocorrer na sexta-feira (9).

Sexta-feira com inflação

O investidor fecha a semana com os dados de IPCA do IBGE, as projeções são de alta na comparação mensal, desacelerando em relação ao desempenho de outubro – quando o IPCA avançou interrompendo uma sequência de três meses de inflação.

E nos EUA também tem dados de inflação, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) será divulgado pela manhã.

E para fechar a semana, os investidores param na hora do almoço para acompanhar as quartas de final da Copa do Mundo, em um jogo do Brasil contra Croácia.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.