Fechamos a semana com mais um jogo do Brasil na Copa do Mundo e algumas atualizações sobre a política monetária e inflação no Brasil.
No campo político também tivemos novidades sobre a PEC da Transição e os futuros ministros do Brasil.
Leia também: Petrobras anuncia redução do diesel e gasolina em refinarias.
Segunda-feira com foco nos EUA
O começo da semana foi marcada pela divulgação de PMIs. Os números de PMI Composto chegam na Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e EUA. Todas as leituras abaixo dos 50 pontos, indicando uma contração no setor industrial e de serviço em todas as regiões.
- Alemanha: 46,3
- Zona do Euro: 48,5
- Reino Unido: 48,2
- Brasil: 49,8
- EUA: 46,4
No EUA também foram divulgados dados de consumo e a atividade, com a inflação dando sinais muito tímidos de recuo. Os dados do ISM de novembro, que serve como um indicador da saúde da economia em geral, vieram acima do previsto, o que reforçou que a economia dos EUA está mais aquecida do que o esperado.
Tal leitura pode contribuir para que o FED mantenha um tom hawkish, ou seja, de aperto monetário, em suas próximas reuniões. O relatório se soma ao relatório de empregos do final da semana passada, apontando para uma economia resiliente.
Powell já deixou claro que a trajetória altista da taxa de juros norte americana deve persistir, encerrando o ciclo em um patamar além do esperado pelo mercado no momento. No entanto, agora os investidores passam a projetar um período mais longo do aperto e o risco maior de recessão.
Terça-feira
Em um dia de agenda mais tranquila, os investidores receberam os dados de Novas Encomendas à indústria na Alemanha, que caíram 0,8% em outubro ante setembro.
Ainda na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre da Zona do Euro subiu 0,3% no trimestre e 2,3% na base anual.
Nos EUA foi divulgado a Balança Comercial que registrou déficit de US$ 78,2 bilhões em outubro, maior que o déficit de ES$74,1 bilhões de setembro.
No campo político brasileiro, a PEC da Transição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, passando para a votação no plenário do Senado. A PEC precisa de 49 votos, em dois turnos, para ir a votação no plenário da Câmara.
Quarta-feira com reunião do Copom
Foi dia de Copom e o Banco Central manteve a taxa Selic em 13,45% a.a., como esperado. No comunicado, o BC foi ameno no discurso.
É importante mencionar que o BCB é uma instituição que reage. Nesse contexto, ele espera para ver efetivamente a política fiscal que será levada a cabo para poder avaliar seus desdobramentos sobre a inflação e a evolução das contas públicas.
Assista a uma análise completa da leitura: Divulgação da Taxa Selic | Reunião do Copom
Também teve divulgação do Índice Geral de Preços (IGP-DI), que caiu 0,18% em novembro, no mês anterior, o recuo havia sido de -0,62%, com esse resultado, o índice acumula uma alta de 4,71% em 2022.
E ainda no Brasil a PEC da Transição foi votada e aprovada no Senado, somados os gastos extraordinários com os pretendidos para o Bolsa Família, a PEC terá um impacto fiscal de R$ 168 bilhões. Antes da votação, a equipe do futuro governo já estava alinhada com a Comissão de Constituição e Justiça. A PEC agora vai para votação na Câmara.
Na China, as exportações recuaram pelo segundo mês seguido, com uma queda de 8,7% em novembro, na base anual. O resultado é pior que o esperado.
Quinta-feira
A manhã começou com os dados sobre pedidos de seguro-desemprego nos EUA. O número subiu para 230 mil esta semana, na semana passada, os pedidos ficaram em 226 mil.
Por aqui teve divulgação de alguns indicadores. O IBGE apontou um avanço no setor de varejo, com a Pesquisa Mensal de Comércio, que subiu 0,4% de outubro para novembro.
Também foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Geral (IPC-S), que acumula alta de 4,61% nos últimos 12 meses.
No campo político, a presidente nacional do PT afirma que Lula pode adiantar o anuncio dos nomes para os ministérios, já que há muita especulação. O anuncio esta marcado para segunda-feira (12), mas pode ocorrer na sexta-feira (9).
Sexta-feira com inflação
O investidor fecha a semana com os dados de IPCA do IBGE, as projeções são de alta na comparação mensal, desacelerando em relação ao desempenho de outubro – quando o IPCA avançou interrompendo uma sequência de três meses de inflação.
E nos EUA também tem dados de inflação, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) será divulgado pela manhã.
E para fechar a semana, os investidores param na hora do almoço para acompanhar as quartas de final da Copa do Mundo, em um jogo do Brasil contra Croácia.