5 motivos para investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o queridinho no mundo dos investimentos. Acessível e democrático, é o título de renda fixa mais seguro do mercado. Existem muitos motivos para investir no Tesouro Direto e hoje nós vamos falar de cada um deles.

5 motivos para investir no Tesouro Direto

Conheça tudo sobre o Tesouro: Tesouro Direto: um dos investimentos mais seguros

O que é o Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Tesouro Nacional que tem a finalidade de tornar acessível a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas. É o próprio Tesouro Nacional que garante esse investimento.

Ao investir nos títulos do Tesouro, o investidor está emprestando dinheiro para o governo. Em troca desse empréstimo, recebe a taxa de juros do Tesouro Direto no momento da devolução desse valor.

Quais os benefícios do Tesouro?

O Tesouro Direto oferece algumas opções de títulos e alguma delas com certeza vai atender o seu objetivo. Pela variedade e facilidade de investimento, ele se tornou popular no mercado financeiro. Então, vamos saber um pouco mais sobre os benefícios de investir no Tesouro.

1- É o investimento mais seguro do Brasil

Este, certamente, é destaque dessa categoria de investimento. O Tesouro é um título público e, por isso, ele tem garantia de segurança pelo governo. As chances do Governo Federal não pagar suas dívidas são praticamente nulas. É o que chamamos de risco soberano.

Para levar um calote do Estado, somente se o Brasil decretasse falência. Porém, diante dos cenários que temos vistos, como bancos importantes falindo, é mais provável que as instituições financeiras quebrem antes do próprio País.

2- É acessível

Não é necessário comprar um título inteiro do Tesouro, você pode comprar frações. Com em média R$35 você já consegue comprar sua parte no Tesouro e começar a investir. Esse aspecto também permite que se faça pequenos aportes todos os meses para que, aos poucos, seja possível ampliar os investimentos (e o retorno).

3- Flexível para seus objetivos

Por existirem alguns títulos do tesouro, é possível escolher o que melhor se encaixa nos seus objetivos. Por exemplo, o Tesouro Selic é indicado para reserva de emergência, enquanto o RendA+ foi projetado pensando na previdência complementar para os investidores. Existem diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

4- Tem alta liquidez

É fácil fazer o resgate do seu dinheiro investido no Tesouro Direto. A liquidez diz sobre a facilidade e rapidez de transformar seu ativo em dinheiro novamente. O Tesouro permite o resgate do dinheiro no mesmo dia que realizar o pedido, mas vale reforçar que a rentabilidade pode ser afetada pela marcação a mercado. Isso quer dizer que quase sempre é mais vantajoso resgatar os valores só no vencimento do título.

5- Rentabilidade

Os títulos do Tesouro têm ótimas rentabilidades para a renda fixa. É possível investir atrelado a Selic, ao IPCA ou com uma renda pré-fixada. As taxas são competitivas com o mercado e o investidor do Tesouro não fica para trás na hora de investir. Veja os tipos de rendimento do Tesouro:

  1. Prefixados: o investidor sabe exatamente a rentabilidade e quanto vai receber na data de vencimento do título.
  2. Tesouro Selic: a rentabilidade da aplicação é baseada na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.
  3. IPCA+: a rentabilidade da aplicação é baseada em uma parte fixa (prefixada) e uma parte atrelada a variação da inflação, medida pelo IPCA

Investir no Tesouro Direto ou deixar na Poupança?

Vale lembrar que Poupança não é investimento. O patrimônio investido no Tesouro Direto renderá mais e possui mais variedade e flexibilidade para o investidor. Considere seu perfil de investidor e seus objetivos na hora da escolha.

Como investir no Tesouro Direto

Para investir é simples. O primeiro passo é abrir a sua conta com a CM Capital, onde você encontra uma assessoria completa e especializada que vai te ajudar você a escolher o melhor ativo para sua carteira e objetivos.

Após abrir sua conta, faça login no Portal do Cliente e na aba lateral direita, clique em “Investir” e em “Tesouro Direto“. Pronto, você terá acesso a todos os títulos do Tesouro para escolher qual o melhor para você.

Aprenda a investir nos títulos do Tesouro Direto pela CM Capital.

Publicado em 15/02/2023 | Atualizado em 23/03/2023 por Cindy Alvares

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.