O Tesouro Direto é o queridinho no mundo dos investimentos. Acessível e democrático, é o título de renda fixa mais seguro do mercado. Existem muitos motivos para investir no Tesouro Direto e hoje nós vamos falar de cada um deles.
Conheça tudo sobre o Tesouro: Tesouro Direto: um dos investimentos mais seguros
O que é o Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Tesouro Nacional que tem a finalidade de tornar acessível a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas. É o próprio Tesouro Nacional que garante esse investimento.
Ao investir nos títulos do Tesouro, o investidor está emprestando dinheiro para o governo. Em troca desse empréstimo, recebe a taxa de juros do Tesouro Direto no momento da devolução desse valor.
Quais os benefícios do Tesouro?
O Tesouro Direto oferece algumas opções de títulos e alguma delas com certeza vai atender o seu objetivo. Pela variedade e facilidade de investimento, ele se tornou popular no mercado financeiro. Então, vamos saber um pouco mais sobre os benefícios de investir no Tesouro.
1- É o investimento mais seguro do Brasil
Este, certamente, é destaque dessa categoria de investimento. O Tesouro é um título público e, por isso, ele tem garantia de segurança pelo governo. As chances do Governo Federal não pagar suas dívidas são praticamente nulas. É o que chamamos de risco soberano.
Para levar um calote do Estado, somente se o Brasil decretasse falência. Porém, diante dos cenários que temos vistos, como bancos importantes falindo, é mais provável que as instituições financeiras quebrem antes do próprio País.
2- É acessível
Não é necessário comprar um título inteiro do Tesouro, você pode comprar frações. Com em média R$35 você já consegue comprar sua parte no Tesouro e começar a investir. Esse aspecto também permite que se faça pequenos aportes todos os meses para que, aos poucos, seja possível ampliar os investimentos (e o retorno).
3- Flexível para seus objetivos
Por existirem alguns títulos do tesouro, é possível escolher o que melhor se encaixa nos seus objetivos. Por exemplo, o Tesouro Selic é indicado para reserva de emergência, enquanto o RendA+ foi projetado pensando na previdência complementar para os investidores. Existem diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.
4- Tem alta liquidez
É fácil fazer o resgate do seu dinheiro investido no Tesouro Direto. A liquidez diz sobre a facilidade e rapidez de transformar seu ativo em dinheiro novamente. O Tesouro permite o resgate do dinheiro no mesmo dia que realizar o pedido, mas vale reforçar que a rentabilidade pode ser afetada pela marcação a mercado. Isso quer dizer que quase sempre é mais vantajoso resgatar os valores só no vencimento do título.
5- Rentabilidade
Os títulos do Tesouro têm ótimas rentabilidades para a renda fixa. É possível investir atrelado a Selic, ao IPCA ou com uma renda pré-fixada. As taxas são competitivas com o mercado e o investidor do Tesouro não fica para trás na hora de investir. Veja os tipos de rendimento do Tesouro:
- Prefixados: o investidor sabe exatamente a rentabilidade e quanto vai receber na data de vencimento do título.
- Tesouro Selic: a rentabilidade da aplicação é baseada na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.
- IPCA+: a rentabilidade da aplicação é baseada em uma parte fixa (prefixada) e uma parte atrelada a variação da inflação, medida pelo IPCA
Investir no Tesouro Direto ou deixar na Poupança?
Vale lembrar que Poupança não é investimento. O patrimônio investido no Tesouro Direto renderá mais e possui mais variedade e flexibilidade para o investidor. Considere seu perfil de investidor e seus objetivos na hora da escolha.
Como investir no Tesouro Direto
Para investir é simples. O primeiro passo é abrir a sua conta com a CM Capital, onde você encontra uma assessoria completa e especializada que vai te ajudar você a escolher o melhor ativo para sua carteira e objetivos.
Após abrir sua conta, faça login no Portal do Cliente e na aba lateral direita, clique em “Investir” e em “Tesouro Direto“. Pronto, você terá acesso a todos os títulos do Tesouro para escolher qual o melhor para você.
Aprenda a investir nos títulos do Tesouro Direto pela CM Capital.
Publicado em 15/02/2023 | Atualizado em 23/03/2023 por Cindy Alvares