Saiba quais são os principais indicadores para day trade e como acompanhá-los

Saber quais são os principais indicadores para day trade é algo essencial aos que apostam nessa tática. Afinal, é a análise gráfica e técnica do cenário voltado a essa modalidade de negociação que faz com que as melhores escolhas possam ser realizadas, gerem lucros rápidos e alinham-se às estratégias em questão.

O day trade se baseia no lucro advindo das oscilações de preços de ativos. Em outras palavras, ele utiliza a lei da oferta e procura como pauta na hora de comprar e vender ações, por exemplo. Ao considerar que esse tipo de operação tende a ser bastante volátil em função de seu mercado, o uso de métricas e índices que facilitem o processo é imperativo.

Se você deseja saber quais são os principais aplicados nas transações dos traders da atualidade, prossiga com a leitura deste artigo!

Qual é a importância dos indicadores para day trade?

As negociações realizadas na Bolsa de Valores pelos traders são de curto prazo. Elas são reflexos das movimentações que o mercado da renda variável sofre ao longo dos dias, horas e, até mesmo, minutos. Na hora de realizá-las, a observação deve ser afiada e permitir que os envolvidos comprem ativos na baixa e os vendam na alta.

Sem métricas que auxiliem na análise técnica — usada no lugar da fundamentalista, que visa, em especial, ao longo prazo — as chances de prejuízo aumentam, o que não é interessante a investidor algum. Ao usar os principais indicadores para day trade em suas operações, os traders conseguem conferir detalhes como:

  • padrões nas negociações;
  • volume;
  • cotação;
  • tendências no comportamento do ativo, etc.

Com esses dados em mãos, a montagem das estratégias se torna certeira. Dessa forma, o investidor se aproxima dos resultados esperados. Na intenção de se aprofundar na relevância desse tema, é importante conhecer os mais usados.

Quais são os principais indicadores para day trade?

Mesmo que pareça uma metodologia complexa de aplicar, qualquer investidor que se enquadre no perfil arrojado pode apostar no daytrading. Contudo, é fundamental ter cuidado com as atitudes tomadas, estudar o mercado e contar com os índices certos — na intenção de nortear as transações. Conheça-os.

Médias móveis

É usado na hora de analisar as movimentações do mercado financeiro. Para isso, observe o preço médio dos ativos. Ao calculá-lo, o investidor em questão deve analisá-lo em relação aos últimos dias. É comum que esse monitoramento seja feito no período de uma semana.

Volume Weighted Average Price

São muitos os players envolvidos nas movimentações que ocorrem na renda fixa. Ao utilizar o VWAP como um dos principais indicadores para day trade, os envolvidos observam o quão relevante é uma ação, por exemplo, de acordo com a quantidade de transações que são realizadas. A mesma coisa é feita a fim de conhecer a força daqueles que compram e vendem.

Índice de força relativa

Essa opção é vista na forma de um termômetro aos olhos dos investidores. Afinal, ela fala sobre as quedas e avanços sofridos em um determinado período. Se o trader percebe que há uma tendência de enfraquecimento em relação a um ativo específico, como a presença de ações em queda, pode comprá-las e usar o próprio IFR na hora de vendê-las na alta.

MACD

Esse é, de fato, um dos principais indicadores para day trade disponíveis, pois é amplamente utilizado. Ele analisa as disparidades entre duas médias móveis exponenciais, ou seja, busca o lucro de acordo com os preços divergentes que são captados pelos especialistas. Seu uso também facilita a percepção de tendências e, com isso, ampara as decisões de compra e venda.

Bandas de Bollinger

É comum usar essa opção para observar movimentações recentes. Ao considerar que a volatilidade é uma característica comum ao day trade, saber se um papel tem, em um determinado momento, um preço próximo ou distante de seu desvio-padrão tende a fazer a diferença. Com essa informação em mãos, entende-se o comportamento esperado do ativo.

É importante ter em mente que os indicadores tendem a se complementar. É por esse motivo que alguns serão semelhantes entre si. Contudo, isso não significa que qualquer um pode ser usado. É necessário saber quais são as melhores maneiras de acompanhar cada um.

Como realizar um bom acompanhamento?

O auxílio dos indicadores citados é fundamental para qualquer trader. Contudo, alguns pontos devem ser levados em consideração. O primeiro, e mais relevante, diz respeito à gestão de riscos. Sem o devido estudo e compreensão de mercado, é impossível otimizar a aplicação dos dados.

Em segundo lugar, é preciso saber que usar muitas métricas de uma só vez pode trazer péssimos resultados. O acompanhamento dos gráficos deve ser realizado de forma simples e objetiva. Variáveis em excesso tendem a prejudicar a leitura.

Finalmente, é essencial escolher quais são os melhores indicadores de acordo com a estratégia em questão. Isso vale tanto para cada investidor — uma vez que nem todos operam da mesma forma — quanto nas transações em si. Afinal, ativos diferentes pedem por análises distintas. Alinhe, sempre, o objetivo por trás do day trade ao cenário observado.

Quais as principais características a serem observadas?

Em resumo, as métricas citadas cumprem alguns papéis específicos. Conhecê-los é interessante aos que estão pensando em adentrar o universo do day trade:

  • voltados aos objetivos de curto prazo;
  • altamente sensíveis aos movimentos do mercado;
  • apresentam a real importância das movimentações feitas pelos players;
  • confirmam expectativas de compra e venda;
  • fazem parte das estratégias de alto risco;
  • exigem gasto de tempo e energia na intenção de serem dominados;
  • indicados aos investidores experientes.

Se suas metas ao investir são contempladas pelos pontos acima, é provável que esse tipo de movimentação seja uma boa ideia em seu caso. Na intenção de aproveitar o melhor dessa metodologia de negociação, o uso dos principais indicadores para day trade é essencial. Por isso, use as informações deste artigo a fim de nortear suas decisões, estude constantemente e aprimore seus ganhos!

Contar com uma alta tolerância aos riscos não significa que você deve ignorá-los. Ao apostar no day trade, saiba o que é hedge, monte as estratégias certas e dê um plus em seus investimentos!

principais indicadores para day trade

Abra sua conta Online grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki