Mercado Futuro: o que é, como funciona e como operar?

Mercado Futuro: o que é, como funciona e como operar?
Mercado Futuro: o que é, como funciona e como operar?

Em poucas palavras, o mercado futuro é um ambiente na bolsa de valores onde são negociados contratos de compra e venda de um ativo para uma data futura com base na especulação dos preços. Quer saber tudo sobre e entender como ganhar dinheiro com essas operações? Então, continue sua leitura e veja tudo que iremos explicar a seguir:

  • O que é
  • Como funciona
  • Tipos de contratos
  • Como operar

O que é Mercado Futuro?

É um ambiente onde os investidores negociam contratos futuros, como mini-índice e minidólar, além de outros tipos de derivativos. Em outras palavras, um contrato futuro representa especulação e compromisso de comprar ou vender uma certa quantia de um ativo em uma data pré-definida por um preço também pré-definido.

Por exemplo, ao operar um contrato futuro de dólar, você comprará ou venderá a cotação da moeda com base na especulação, ou seja, você aposta que daqui dois meses a cotação estará em x valor.

Como funciona?

Os bens negociados no mercado futuro podem ser uma mercadoria, como o petróleo, milho, quanto um ativo financeiro, como o dólar. Um exemplo? Os contratos futuros de soja negociados na B3.

Quem opera um deles, no fundo, está negociando o direito de comprar ou de vender o equivalente a 450 sacas de 60 kg de soja. O preço de cada contrato futuro se baseia na expectativa do mercado para o preço da soja na data do seu vencimento.

Outra característica é que todos os contratos são negociados através da bolsa de valores, tendo, assim, uma homogeneidade [padronização] dos produtos. Todos os contratos precisam seguir um determinado padrão, de modo que todos os investidores tenham a certeza de que estão negociando exatamente a mesma coisa e nas mesmas condições.

Esse nível de padronização dos contratos futuros é o que permite que eles sejam negociados no pregão. Se cada investidor negociasse um tipo diferente de soja – ou de boi gordo, de ouro, de moeda ou do que quer que seja – as cotações seriam todas diferentes entre si, inviabilizando as operações.

Minicontratos: o guia completo para você operar

Tipos de contratos

Na B3, existe uma variedade de contratos futuros negociados, os mais comuns são: índice, moeda [dólar, euro, entre outras], milho, soja, boi gordo, café arábica, entre outros. Há ainda contratos futuros de índices de ações, como Ibovespa e S&P 500, assim como futuros de ações. Também são bastante negociados os contratos de taxas de juros, como os de DI, Selic, cupom cambial de DI ou cupom de IPCA.

Minicontratos negociados no mercado futuro

Como operar?

Existem diferentes maneiras de operar no mercado futuro, e cada uma tem um objetivo específico. A função mais tradicional e também original de sua criação, é utilizar os contratos futuros para proteção de carteira, ou também como uma fonte de ganho financeiro.

Proteção ou hedge

Nesse tipo de operação, os contratos futuros podem ser utilizados para diminuir o de uma eventual mudança nos preços de mercado do seu ativo subjacente. Isso porque os futuros fixam hoje um preço para que esse bem ou ativo financeiro seja negociado em uma data à frente, não importando o quando ele efetivamente estará custando no mercado à vista. É o que se chama de hedge. Quem faz um hedge está menos preocupado em lucrar com as operações, e mais interessado em evitar perdas.

Investidor qualificado: tudo que você precisa saber para se tornar um

Especulação

Outra forma muito comum de operar mercado futuro é pela especulação. Em vez de proteção, o investidor entra com o objetivo de lucrar. Seu intuito é ganhar com os pequenos diferenciais de preços em cada compra e venda de um contrato.

Neste caso não importa muito qual o tipo do contrato, se é um futuro de dólar, juros ou soja, o interesse está mesmo nos movimentos de curto prazo dos contratos. No entanto, neste caso, costuma-se buscar contratos que possuem bastante liquidez.

É comum que os especuladores atuem no day trade, realizando compras e vendas dos mesmos derivativos ao longo de um só dia. Ao fim do pregão, eles apuram os ganhos ou perdas pela diferença entre os preços de cada ponta das operações. Mas há também especuladores que ficam com posições em aberto por alguns dias para aproveitar movimentos um pouco mais longos do mercado.

Acesse o Blog da CM Capital para mais conteúdos educativos e notícias.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.