Fundos Imobiliários são uma boa opção com os cortes na taxa Selic?

Os Fundos imobiliários são uma das opções mais procuradas no mundo da renda variável, quando existe um ciclo de quedas dos juros da economia, ou seja, da taxa Selic.

A partir disso, títulos de renda fixa que seguem esta taxa de juros tendem a ter rentabilidade menor na comparação com os títulos de renda variável, o que justifica a busca maior por fundos imobiliários, ativos mais simples de entender do que as ações e com menor volatilidade histórica.

Dito isto, o próximo passos dos investidores é descobrir quais os melhores fundos imobiliários para investir ou, no mínimo, qual o melhor setor para investimento e quais as perspectivas para cada segmento do ramo imobiliário em que estes fundos investem, tema do artigo de hoje.

E é sobre isso que vamos conversar no texto de hoje, as perspectivas para o mercado imobiliário ao longo de 2024.

Fundos de tijolo

Para os fundos imobiliários de tijolo, dado o cenário atual de tendência de queda dos juros Selic, estes fundos imobiliários possuem maior probabilidade de apresentar elevação dos preços das cotas no mercado de bolsa.

Rendimentos mais estáveis e valorização patrimonial positiva, trazida pela menor composição da taxa de desconto do fluxo de caixa futuro da renda líquida dos FIIs, são os dois gatilhos principais que podem explicar a tendência de desempenho positivo dos fundos imobiliários de tijolo.  

Dois setores que devo olhar com carinho em termos de desempenho, são aquele de varejo e de shopping-centers.

Como já disse em algumas lives com outras colegas analistas e aquela onde apresentei a carteira CM FIIs, a carteira recomendada de fundos imobiliários da CM Capital, a dinâmica do funcionamento do aluguel variável em ambos destes estabelecimentos, permite a distribuição adicional de rendimentos acima da inflação o que, em outras palavras, garante geração de valor aos investidores. 

Os galpões logísticos dependem mais da localização, qualidade de construção e tipo de uso do ativo. Imóveis mais próximos às regiões metropolitanas tendem a ter locações mais altas, ser mais valorizados, bem como os ativos com alta qualidade de construção e direcionados para serem centros de distribuição de mercadorias.

Logo, ativos que possuem estes predicados, em conjunto com prováveis revisionais de locação para cima e já ocupados, podem entregar melhores receitas de locação e rendimentos mais atrativos, chamando atenção de investidores, o que puxa a cota a mercado para cima.  

Apenas uma observação: o investimento em fundos imobiliários não é resumido na análise de rendimentos e é necessário estudo mais profundo. Isso é bem importante todos saberem!

Fundos de escritórios

Os fundos de escritórios (salas comerciais e lajes corporativas) até podem ter uma performance interessante em ambiente de bolsa de valores, porém, é necessário mais cuidado. O fator de localização tem muito mais peso.

A cidade de São Paulo, por exemplo, tem alta oferta de imóveis de escritório de alto padrão, sem contar ainda os novos lançamentos, especialmente, na Zona Sul do município, o que pode manter, por um tempo, preços mais modestos naquela localidade, o que não acontece na região do Itaim Bibi, onde estão localizadas as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek que possuem preços de locação, a depender do imóvel e da qualidade construtiva, que chegam a mais de R$ 300/m²/mês.

Logo, a localização tem peso maior para este tipo de segmento, seguido de qualidade de construção do imóvel, gatilhos importantes na valorização da cota à mercado para este tipo de FII.

Fundos de Fundos Imobiliários

Já os fundos de fundos imobiliários (FoFs), podem se beneficiar deste cenário de queda de juros, se, na visão deste analista, possuir uma alocação majoritária em fundos imobiliários de tijolo.

Dessa forma, a carteira deste FII se valoriza e os investidores podem se aproveitar deste desempenho positivo com diversificação instantânea na compra de apenas 1 cota.

Por fim, os FIIs de papéis tendem a ter rendimentos mais modestos, dada a tendencia de queda no principal índice inflacionário da economia, o IPCA, e dos juros Selic, o que impacta negativamente a cota, dado que o mercado de fundos imobiliários é direcionado pelos rendimentos mensais destes ativos.

Contudo, vale lembrar que, por outro lado, caso o horizonte de investimento for de longo prazo, este tipo de segmento pode apresentar preços de entrada interessantes, elevando o ganho de capital no futuro, enquanto o investidor aproveita o recebimento dos rendimentos mensais neste intervalo de tempo.

Fundos Imobiliários: o que são e como funcionam

Como investir em Fundos imobiliários com a CM Capital

Os Fundos Imobiliários são uma ótima opção para a diversificação de investimentos, mesmo com os riscos. O fato de misturar renda variável e fixa ajuda a proporcionar a investidores de diferentes perfis a oportunidade de obter lucratividade com o ativo.

E se você não tem muito tempo para realizar análises completas dos Fundos e escolher os que melhor encaixam no seu objetivo financeiro, você pode investir na carteira recomendada que eu montei.

Com a Carteira Recomendada Mensal de Fundos Imobiliários, você terá acesso aos melhores e mais promissores fundos selecionados por mim em apenas um clique.

Agora que esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto, você pode começar a investir em fundos imobiliários com a ajuda da CM.

Para investir é muito simples:

  1. Acesse o site da CM Capital;
  2. Clique em “Abra Sua Conta”
  3. No seu Portal do Cliente, acesse “Investir” e em seguida “Fundos Imobiliários”.

É fácil, simples e sem corretagem para fundos imobiliários!

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.