S&P/B3 Ibovespa VIX, o VXBR, é inaugurado pela B3

Nesta terça-feira (19), foi inaugurado no Brasil o S&P/B3 Ibovespa VIX, que foi apelidado de VXBR, um índice de volatilidade considerado uma espécie de “VIX brasileiro”.

A criação do índice é resultado de uma parceria entre o S&P Dow Jones e a B3 e busca trazer ao país uma nova metodologia, que oferece uma visão de 30 dias das expectativas para o principal índice da Bolsa brasileira, com base nas opções do Ibovespa.

A abordagem é similar à desenvolvida pela Cboe Global Markets, para monitorar a volatilidade implícita do mercado local, replicando, em partes, o modelo já estabelecido nos Estados Unidos.

Conhecido como “índice do medo”, o VIX nos EUA deriva de “Volatility Index” (Índice de Volatilidade, em tradução livre) e é amplamente reconhecido por sinalizar inseguranças e potencial volatilidade nos mercados.

Henio Scheidt, gerente de Índices da B3, destaca que o novo índice traz uma referência para medir a percepção de risco, especialmente no mercado de opções, que alcançou volumes de negociações notáveis no Brasil.

Projetos futuros, como a possibilidade de derivativos ligados ao VXBR, incluindo futuros do índice e ETFs, também estão em discussão. Segundo, Marcos Skistymas, que apresentou o índice no evento de lançamento, a B3 pretende acompanhar o S&P/B3 Ibovespa VIX por pelo menos 12 meses, para então criar novos produtos baseados no VIX.

A CM Capital esteve no evento de lançamento do VXBR na B3 e trouxemos algumas informações para você.

Índice de volatilidade VXBR chega na CM Capital com corretagem zero
Da esquerda para a direita: Paulo Eduardo Sampaio, Senior Director na S&P Dow Jones Indices; Michael Orzano, Senior Director, Global Equity Indices at S&P Dow Jones Indices; Yan Correia, head de plataformas da CM Capital e; Andrezza Baltrukonis, gerente de marketing da CM Capital.

Como o VXBR vai funcionar e qual a importância do índice?

O S&P/B3 Ibovespa VIX busca antecipar a volatilidade implícita de 30 dias no mercado de ações brasileiro. A volatilidade implícita, refletida pelo VXBR, geralmente aumenta em momentos de turbulência nos mercados ou incertezas na economia.

O índice tem cálculo intradiário e reflete o sentimento dos investidores sobre a volatilidade esperada no índice de referência brasileiro, o Ibovespa B3.

É utilizado preços médios para opções de compra e venda do Ibovespa para calcular uma média ponderada da volatilidade implícita da opção.

Para manter o cálculo da volatilidade constante, o VIX faz uma interpolação entre os 2 primeiros vencimentos. Dado que as opções têm uma data de vencimento, o índice realiza a rolagem para o 2º o 3º vencimento na semana anterior ao 1º vencimento.

As taxas de juros correspondentes às datas de vencimento das opções de curto e médio prazo são retiradas da curva de taxas de juros DI Brasil publicada pela B3.

O Índice será calculado e publicado das 10h30 às 16h45, quando o horário de verão americano estiver em vigência e entre 10h30 e 17h45 quando o horário de verão acabar.

O S&P/B3 Ibovespa VIX, em geral, oferece informações úteis sobre a provável variação do mercado no curto prazo, mas não é um preditor perfeito. Os produtos negociáveis baseados em VIX permitem hedge e outras aplicações de investimento.

Este índice, amplamente conhecido nos mercados internacionais como uma medida do apetite por risco, proporcionará uma nova ferramenta para os investidores brasileiros entenderem e gerenciarem a volatilidade no mercado de ações.

O lançamento do VXBR representa um marco importante no desenvolvimento do mercado financeiro brasileiro, oferecendo aos investidores uma ferramenta poderosa para compreender e mitigar os riscos associados à volatilidade.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.