Fundo de Fundos Imobiliários (FoFs): Segmento em Extinção?

Os fundos de fundos imobiliários, conhecidos popularmente como FoFs (abreviação do inglês fund of funds), vem passando, nos últimos anos, por uma percepção de queda de relevância no mercado, um movimento que pode ser explicado por vários fatores. Neste sentido, o texto de hoje nos ajuda a entender os motivos que influenciaram esta baixa da importância deste segmento dentro do mercado de fundos imobiliários.

Custo de carrego questionável

Um dos principais motivos para o declínio dos FoFs é o custo de manutenção deste veículo de investimento. Esses fundos possuem taxas de administração e de performance e, como investem em cotas de outros fundos imobiliários, o investidor acaba pagando uma dupla camada de custos: tanto as taxas do fundo de fundos, quanto aquelas dos FIIs nos quais investe.

Desse modo, com o aumento da conscientização dos investidores em relação às taxas e a pressão por produtos financeiros com menores custos, muitos têm optado por montar suas próprias carteiras de fundos imobiliários, evitando camadas adicionais de custos do investimento.

Crescente maturidade do mercado de FIIs no Brasil

Nos últimos anos, houve proliferação em massa de informações sobre os fundos imobiliários, facilitando o acesso ao conhecimento e à análise detalhada desse tipo de ativo. Plataformas de análise, corretoras de valores têm fornecido ferramentas que tornam o processo de escolha de FIIs mais acessível, prático e fácil para o investidor pessoa física.

Neste sentido, os investidores estão mais dispostos a gerenciar suas carteiras ativamente, em vez de delegar esta tarefa aos gestores de recursos de fundo de fundos imobiliários.

Limitada capacidade de alocação defensiva de ativos

Os fundos de fundos imobiliários possuem carteira quase 100% alocada e long only, ou seja, na maior parte do tempo, estão com a carteira já alocada em fundos de fundos imobiliários e muito pouco Caixa.

Neste sentido, quando o mercado está em baixa com os índices caindo de maneira intensa, o portfólio dos fundos de fundos imobiliários cai ainda mais que o índice de referência, o que demanda ação defensiva por parte da gestão que, basicamente, possui pouquíssimos instrumentos de contenção de perdas, apenas aluguel de cotas de FIIs (observado que somente alguns fundos imobiliários estão elegíveis para operações de venda descoberta e, quando não estão, algumas instituições financeiras fazem esta operação, mediante custos adicionais) e o contrato futuro do IFIX, o que dificulta além do necessário para tomada de ações de contenção de perdas ou investimento para ganhar na queda de preço das cotas de um determinado fundo imobiliário.      

Discussão ainda pendente sobre o ganho de capital no giro da carteira adiciona insegurança jurídica e pode prejudicar o nível de distribuição de rendimentos mensais deste tipo de fundo imobiliário    

Embora os FIIs tenham isenção de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos para a pessoa física (desde que atendam os requisitos de 100 cotistas no mínimo, ser negociado em ambiente de bolsa de valores e cotista não pode ter 10% ou mais das cotas negociadas no mercado ou em benefícios a serem recebidos), os fundos de fundos imobiliários podem ter que recolher imposto de renda sobre o ganho de capital nas operações de giro de carteira, o que possui divergência com o regramento jurídico deste veículo de investimento e, por isso, muitas gestoras de recursos imobiliárias fazem o recolhimento do imposto de renda destas operações em juízo, pleiteando, na justiça e nas instâncias da receita federal, o retorno do imposto recolhido.

Desse modo, como existe uma divergência que pode reduzir potencialmente os rendimentos mensais, isso pode ser motivo para afastar alguns investidores de fundo de fundos imobiliários.

Em resumo, a queda gradual da relevância dos fundos de fundos imobiliários é resultado de uma combinação de fatores como o custo de carrego, maior acesso à informação sobre FIIs, baixa capacidade defensiva da carteira e insegurança jurídica. Esses elementos têm levado os investidores a optarem por alternativas mais econômicas e eficientes, reduzindo a demanda por FoFs e levando a uma diminuição na oferta destes produtos.

Dessa forma, a tendência é que os investidores continuem buscando formas mais diretas e personalizadas de investimento no mercado imobiliário, deixando os fundos de fundos imobiliários cada vez mais de lado.

Até o próximo texto! Abraços, Jacinto Santos, MSc., CNPI

DISCLAIMER:

Analista Responsável: Jacinto Santos – CNPI EM 1451

Em cumprimento ao disposto no Artigo 19º da Resolução CVM n.º 20, de 25 de fevereiro de 2021, a CM Capital Markets Corretora de Câmbio e Títulos e Valores Mobiliários Ltda. [“CM Capital”] apresenta relatório de análise elaborados pelos nossos analistas de CNPI, abrangendo os tópicos solicitados pela referida resolução. Este relatório de análise foi elaborado pela CM CAPITAL MARKETS (CM Capital Digital) e está em linha com todas as exigências da Resolução CVM 20/2021. O objetivo é fornecer informações que possam auxiliar o investidor na tomada de sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

As recomendações contidas nesse relatório refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais do Analista Responsável, que foram elaboradas de forma independente e não refletem a opinião da CM Capital Digital. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de clientes. Antes de investir, consulte o perfil de investidor recomendado para os produtos. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo; a rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais.

O custo das operações e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da CM Capital Digital: www.cmcapital.com.br. A CM Capital Digital não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base nas informações divulgadas no referido relatório.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.