Educacional
Índice IPCA: entenda o que é e como afeta seus investimentos
Ao fazer investimentos, é importante entender quais são os indexadores utilizados e como eles afetam as suas aplicações. Um dos…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
O Que é um Aperto Monetário? De uns tempos para cá, tornou-se corriqueiro os noticiários apontarem que o Brasil passa por um ciclo de aperto monetário. A expressão tem sido comumente usada na imprensa quando o assunto é economia. O problema é que, a menos que você seja um economista, trabalhe no mercado financeiro ou […]
SANDRO MELO •
22 ago 2022 •
4 min de leitura
De uns tempos para cá, tornou-se corriqueiro os noticiários apontarem que o Brasil passa por um ciclo de aperto monetário. A expressão tem sido comumente usada na imprensa quando o assunto é economia. O problema é que, a menos que você seja um economista, trabalhe no mercado financeiro ou seja um interessado no assunto, a maioria das pessoas não sabe exatamente o que significa isso. Um ciclo de aperto monetário consiste no período que o Banco Central eleva a taxa de juros. Na maioria das vezes, o principal objetivo da autoridade monetária é conter a inflação. O ciclo de aperto monetário encerra quando a taxa de juros chega ao patamar em que o Banco Central julga necessário para trazer a inflação de volta aos níveis desejados.
Em meados de março de 2021, com a justificativa de alta no preço das commodities, além das políticas fiscais que visavam mitigar os efeitos da pandemia, que fizeram com que as expectativas para a inflação do ano corrente ficassem acima da meta, o Banco Central do Brasil decidiu elevar a taxa de juros em 75 pontos base, chegando ao patamar de 2,75% naquele momento. Desde então, frente ao cenário inflacionário doméstico cada vez mais persistente, a autoridade monetária decidiu por elevar, ininterruptamente, a taxa de juros. Na última reunião, realizada em agosto, o Banco Central decidiu novamente por um novo aumento, dessa vez de 50 pontos base, fazendo com que a taxa de juros chegasse ao patamar atual, 13,75%.
Devido a defasagem da política monetária, que consiste no tempo em que a economia real demora para reagir as ações do Banco Central, levantou-se o questionamento se a autoridade monetária deveria continuar subindo a taxa de juros, uma vez que os efeitos da política monetária ainda não foram vistos na sua integridade na economia real. Em seu último comunicado, o Banco Central deixou aberta a possibilidade de um novo reajuste, de igual ou menor intensidade. Ou seja, elevar a taxa de juros em 50 ou 25 pontos base na próxima reunião. Sendo assim, o mercado se dividiu entre essas duas possibilidades. Por um lado, há quem defenda que o Banco Central deve elevar a taxa em 50 pontos base. Por outro lado, alguns economistas e analistas de mercado dizem que um novo ajuste de 25 pontos base seria o suficiente.
Aqueles que defendem um novo reajuste de igual magnitude por parte do Banco Central elencam alguns argumentos que justificam sua posição. Entre eles, está o fato de alguns itens que compõem o núcleo do índice de preços ainda sofrerem variação positiva, uma vez que, dado que o núcleo é composto por produtos mais essenciais a população, o efeito da política monetária sobre estes itens tende a ser menor. Soma-se a isso o fato de as expectativas do mercado para a inflação de 2023, apuradas pela pesquisa Focus, estarem acima da meta que o Banco Central precisa cumprir, pressionando a instituição a seguir a trajetória altista da taxa de juros.
No sentido contrário a essa interpretação, alguns analistas entendem que um novo ajuste de 25 pontos base é o suficiente para conter a pressão inflacionária. Isso porque, as medidas adotadas pelo Congresso Nacional, que limitou a cobrança de ICMS sobre combustíveis a um teto de 17%, fez com que o preço da gasolina reduzisse consideravelmente. Além disso, com a expectativa por uma queda no nível de atividade global, a cotação do barril de petróleo sofreu sucessivas baixas nas últimas semanas, fazendo com que a Petrobras também reduzisse o preço da gasolina. Todos esses movimentos diminuiriam a pressão inflacionária, dado que a gasolina constitui um dos principais custos de produção de diversos produtos. Logo, não seria necessário que o Banco Central elevasse novamente a taxa de juros em 50 pontos base.
Contudo, faz-se necessário o acompanhamento dos indicadores macroeconômicos, em especial do nível de preço e atividade, bem como o cenário internacional, a fim de uma melhor compreensão dos próximos passos da política monetária no Brasil.
Educacional
Ao fazer investimentos, é importante entender quais são os indexadores utilizados e como eles afetam as suas aplicações. Um dos…
Educacional
O Tesouro Selic é um dos mais populares tipos de investimento, especialmente para os iniciantes e o perfil conservador. É…
Money Call
Olá! Tudo bem? Bem-vindo ao Money Call, seu informativo diário sobre a abertura do mercado financeiro. Aqui, você encontrará uma…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.