Educacional
Payroll: o que é e como funciona?
Payroll é o principal indicador econômico do mercado norte americano e pode afetar seus investimentos aqui no Brasil. Saiba mais…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
Desde o início de 2023 o mercado tem mostrado grande expectativa sobre quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil irá iniciar o ciclo de cortes na taxa básica de juros da nossa economia (Selic). Expectativa essa que foi alimentada pelas declarações do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, […]
SANDRO MELO •
28 jul 2023 •
4 min de leitura
Desde o início de 2023 o mercado tem mostrado grande expectativa sobre quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil irá iniciar o ciclo de cortes na taxa básica de juros da nossa economia (Selic).
Expectativa essa que foi alimentada pelas declarações do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que atribui à política monetária prática pelo Banco Central o desempenho ruim da economia brasileira em termos de nível de atividade e criação de emprego.
Aliás, o discurso de Lula foi endossado por outros entes do governo, com a crítica sendo personificada no chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Até o presente momento, julho de 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom), se reuniu 4 vezes para avaliar a evolução dos dados de inflação no Brasil.
No primeiro encontro, em fevereiro desse ano, o comitê optou, conforme esperado, por manter a taxa Selic no atual patamar (13,75%), e trouxe um tom duro no comunicado emitido após a decisão, dizendo que, caso fosse necessário, não iria hesitar em retomar o ciclo de aperto monetário, ou seja, elevar a taxa de juros novamente.
Na reunião de março, o Banco Central manteve o tom duro do comunicado anterior, no entanto reconheceu o esforço do governo na aprovação do novo Arcabouço Fiscal.
Já no comitê de maio, em mais uma sinalização ao esforço do Executivo, a autoridade monetária retirou o trecho do comunicado na qual dizia que não hesitaria em retomar as altas na taxa de juros.
Ao longo dos primeiros meses do ano, especialmente os três primeiros meses, os dados de inflação, tanto do IPCA como do IPCA-15, mostraram variação elevada.
Nesse sentido, cabe mencionar o mês de fevereiro, que mostrou uma forte pressão sobre o grupo de serviços, um dos mais importantes em termos de condução de política monetária, muito por conta das festividades de carnaval.
Contudo, apesar do patamar elevado no primeiro trimestre, a característica da inflação já dava sinais positivos, com alguns grupos sensíveis à política monetária, como é o caso de Bens Duráveis, mostrando uma evolução condizente com o atual patamar da taxa de juros.
Nesse sentido, o IPCA de maio, que trouxe uma variação de 0,23%, frente a expectativa dos agentes de um avanço de 0,33%, além do IPCA de junho, que mostrou deflação de 0,08%, confirmaram a evolução positiva de inflação na economia brasileira em 2023.
Entenda como o Copom e a Selic impactam nos seus investimentos
Na última reunião do COPOM, em junho, o mercado aguardava alguma sinalização de um possível corte na taxa de juros na reunião seguinte, ainda que no comunicado a instituição não trouxesse nenhum sinal de corte, citando que a condução de política monetária deve seguir com “parcimônia”.
Na ata divulgada uma semana após a decisão, o comitê confirmou que alguns dos membros entendem que o ciclo de corte deve se iniciar em breve.
Dessa forma, o mercado precificou o corte na Selic e começou a projetar qual a magnitude da redução, com alguns agentes apostando em 0,25 pontos e outros em 0,50 pontos.
No início de julho, a hipótese de um início de ciclo de cortes mais conservador era predominante e o mercado esperava, para o final de 2023, a SELIC encerrando o ano em 12,50%.
Porém, diante da evolução positiva dos dados, com a IPCA-15 mostrando uma deflação maior do que o esperado, -0,07% efetivo contra -0,03% projetado, além de o câmbio seguir evoluindo de forma positiva, mesmo com a postura mais dura do Federal Reserve, as apostas do mercado para um corte de 0,50 pontos ganharam força.
Levando em consideração a postura dos atuais membros do Banco Central, que sempre optaram por uma condução de política monetária mais conservadora e o fato do mercado ainda projetar um IPCA em 2023 encerrando acima do regime de metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, a autoridade monetária deve iniciar o ciclo de cortes com uma redução de 0,25 pontos na taxa Selic, mantendo o tom conservador, tanto no comunicado, como na ata da reunião.
Vem acompanhar a divulgação do Copom com o time de economia da CM e entender o comunicado.
Educacional
Payroll é o principal indicador econômico do mercado norte americano e pode afetar seus investimentos aqui no Brasil. Saiba mais…
Educacional
No mundo dos investimentos, Marcio Noronha é uma referência. Um renomado investidor brasileiro, reconhecido por suas habilidades no mercado financeiro…
Money Call
Olá! Tudo bem? Bem-vindo ao Money Call, seu informativo diário sobre a abertura do mercado financeiro. Aqui, você encontrará uma…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.