Armadilhas de liquidez: como fugir das traps de mercado

Na terceira parte de nossa série sobre liquidez no mercado financeiro, adentramos nas armadilhas de liquidez, ou traps, como também podem ser chamadas.

Vamos explorar um tipo comum dessas armadilhas de liquidez, especialmente nas máximas e mínimas do mercado. Identificar e compreender essas armadilhas de liquidez torna-se crucial para os investidores, evitando quedas inesperadas e maximizando oportunidades estratégicas.

Nos últimos textos da nossa série sobre liquidez, explicamos o que é a liquidez e as estratégias de Buy Side Liquidity e Sell Side Liquidity. Vamos relembrar um pouco?

Armadilhas de liquidez: como fugir das traps de mercado

Princípios da liquidez

liquidez desempenha um papel central na dinâmica das transações. É o fator que capacita a compra e venda de ativos, oferecendo a perspectiva de ganhos ou perdas.

O termo é derivado de “líquido” e refere-se à facilidade com que os ativos podem fluir ou ser trocados. Em um contexto econômico, ativos facilmente convertíveis em dinheiro são denominados “ativos líquidos”.

A relevância desse indicador para os traders reside em seu papel na previsão de movimentos futuros de preços. Embora seja possível operar exclusivamente com base nos níveis de liquidez, isso implica em riscos e lucros potenciais menos atrativos.

Essencialmente, a liquidez de mercado surge como um fator crucial para uma execução de negociações rápida, risco mitigado e spreads de oferta e demanda mais estreitos.

Ela atua como o ingrediente secreto que atrai especuladores e investidores para o mercado. Liquidez, meu colega de negociação, é a peça-chave para o sucesso.

Identificando armadilhas nas máximas e mínimas

Identificar as armadilhas de liquidez nas máximas e mínimas é bem simples. No mercado em prazos mais elevados, observamos uma clara mudança na estrutura ou ponto de virada no fornecimento ou demanda.

De acordo com os princípios clássicos, se houver uma estrutura otimista, ou seja, se a próxima máxima e mínima forem superiores às anteriores, essa ideia permite que um grande participante atraia traders para compras e, em seguida, reverta o preço após coletar liquidez.

O mesmo princípio se aplica à estrutura baixista. Não compramos no rompimento de uma máxima antiga e não vendemos no rompimento de uma mínima antiga!

Liquidez nos gráficos diário e horário

A liquidez representa não apenas ordens em repouso, mas também um terreno fértil para armadilhas. Esteja atento aos sinais nos diferentes prazos para uma visão abrangente.

Gráfico Diário: identifique liquidez e desequilíbrios;

Gráfico Horário: observe o preço em busca de liquidez ou desequilíbrios.

Em outras palavras, a liquidez representa um nível estabelecido no mercado onde stops e ordens estão em repouso, deixando essas áreas expostas para que o dinheiro inteligente possa caçar, acionando stops e ativando novas ordens de compra e venda no mercado.

Caçando liquidez e maximizando oportunidades

Quanto mais liquidez se acumula acima de um nível de preço significativo, maior a probabilidade de que essa liquidez seja coletada.

Onde o preço se recupera consistentemente do nível de suporte ou resistência várias vezes, há uma grande quantidade de stops de alguns participantes e ordens na direção oposta de outros.

É crucial concentrar-se em encontrar esses locais, pois você pode identificar excelentes pontos de entrada após a coleta de liquidez.

Busca de liquidez de alta e baixa resistências

Idealmente, desejamos que essas formas se alinhem com a nossa estrutura:

  • Uma mínima que ultrapassou uma mínima anterior e foi rejeitada é uma mínima de forte resistência.
  • Uma máxima que ultrapassou uma máxima anterior e foi rejeitada é uma máxima de forte resistência.

·Queremos ver essas formas no lado oposto da nossa estrutura:

  • Uma falha de alta é uma máxima que não consegue superar a máxima anterior – queremos ver isso formar-se quando estamos otimistas.
  • Uma falha de baixa é uma mínima que não consegue superar a mínima anterior – queremos ver isso formar-se quando estamos pessimistas.

A busca de Liquidez de Baixa Resistência refere-se à liquidez fácil de ser absorvida. Representam as condições ideais de negociação no mercado. Você deve sempre visar a liquidez de baixa resistência.

Focar na liquidez de baixa resistência oferece uma probabilidade significativamente maior de sucesso. Representa a área mais fácil de se envolver.

Essas negociações serão diretas, rápidas e sem esforço, quase como “uma faca cortando manteiga”. O movimento do preço requer esforço mínimo para acessar essa liquidez.

Já a busca de Liquidez de Alta Resistência refere-se à liquidez com resistência substancial antes de ser absorvida. O preço encontrará maior dificuldade em expandir e acessar essa liquidez. Isso exigirá esforço máximo do preço para alcançar essa liquidez, frequentemente resultando em durações de negociação mais longas.

Concluímos mais um capítulo da nossa sequência sobre liquidez, desta vez desvendando as armadilhas de liquidez que podem se esconder nas máximas e mínimas do mercado.

Ao compreender essas armadilhas de liquidez, os investidores podem evitar quedas indesejadas e capitalizar oportunidades estratégicas. Em nosso próximo texto, continuaremos estudando sobre liquidez, focando nos pontos de atração.

Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades no mercado financeiro. Reforçamos a importância de compreender esse elemento-chave para o sucesso no trading. Para uma experiência de trading ainda mais vantajosa, não deixe de operar pela CM Capital. Esteja pronto para alcançar o sucesso no mercado financeiro, opere conosco!

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.