Muitas são as dúvidas sobre Fundos Imobiliários, um produto de investimento bem popular entre os investidores com muita semelhança em relação ao investimento direto em imóveis.
Este texto possui exatamente a finalidade de explicar um pouco sobre este produto e tirar as dúvidas mais comuns, explicando o funcionamento, como investir e dicas rápidas de análise.
O que é um Fundo Imobiliário
Os Fundos Imobiliários, também conhecidos como FIIs, são veículos de investimento em que investidores reúnem recursos para aplicação em ativos de origem imobiliária, seja este físico (imóveis, permuta física) ou financeiro (dívida imobiliária, permuta financeira) em troca de uma taxa de retorno composta por rendimentos periódicos e valorização do ativo subjacente.
A criação desses fundos se deu a partir da regulamentação proporcionada pela Lei n.º 8.668/93 e também a Instrução CVM n.º 472/08. A aquisição de tais cotas permite ao gestor ter posse de títulos imobiliários de imóveis como shoppings, galpões, hospitais, entre outros negócios do ramo.
Além disso, ele pode aproveitar as principais vantagens dos investimentos imobiliários, como o pagamento de um “aluguel”, além de evitar as desvantagens, como um investimento alto inicial, baixa liquidez, entre outros processos burocráticos que incidem sobre o proprietário do imóvel.
Como é gerido um Fundo imobiliário
A gestora de um Fundo Imobiliário é a empresa responsável pela estratégia de investimento imobiliário do Fundo.
Eles são responsáveis por elaborar abordagens que podem trazer retornos interessante aos cotistas, bem como levar aos investidores informações relevantes sobre o FII sob gestão, como informações operacionais, financeiras, imobiliárias, proporcionando visão estratégica e de futuro para os investidores e futuros cotistas do Fundo Imobiliário gerido.
Em seguida, temos o administrador do FII. Tem responsabilidade máxima dentro do Fundo Imobiliário, sendo responsável pelas operações internas do fundo, contabilidade gerencial, comunicação externa com a bolsa de valores e CVM, sobre fatos e eventos do FII e é representante oficial do Fundo em questões legais.
Dicas para investir em Fundos Imobiliários
Por fim, trago algumas dicas que considero importante para investir em fundos imobiliários e, até mesmo, antes de investir em um ativo de renda variável.
Primeiramente, é preciso ter uma reserva de emergência de, no mínimo, de 6 a 12 meses, investida em ativos de renda fixa com liquidez diária.
Outro ponto importante é ter um perfil de investimento adequado para títulos de renda variável, que podem apresentar riscos elevados, como alta volatilidade do retorno da cota à mercado o que pode assustar muitos investidores.
Sabendo que seu perfil de investidor é aderente a ativos de renda variável, vamos a algumas dicas para analisar fundos imobiliários.
Conheça o gestor do fundo
Saiba se o gestor do fundo possui experiência no mercado imobiliário físico ou com crédito privado/estruturado e qual o histórico das atividades que a empresa gestora possui perante o mercado imobiliário e de fundos.
Procure saber quem é a equipe responsável pela gestão e seus integrantes e como a gestora de comunica com o mercado, seja apenas no relatório gerencial, nas mídias sociais, na imprensa tradicional ou digital.
Conheça a estratégia do fundo
Vale saber um pouco mais sobre o Fundo Imobiliário em si, isto é, o que existe por trás da carteira imobiliária daquele FII. Aqui estão alguns exemplos de perguntas a serem respondidas em uma análise de fundos imobiliários:
- O fundo investe em ativos físicos ou dívidas imobiliárias?
- Como estes imóveis ou papéis de débitos estão posicionados na carteira?
- Qual a concentração na receita total do fundo?
- Quais os contratos de locação e preços/m² na comparação com o mercado e setor de atuação?
- Qual o retorno esperado do título de dívida?
Evidentemente, existem outros, mas são mais complexos e são tema dos próximos textos sobre FIIs que trarei para o Blog da CM Capital.
Como investir em Fundos imobiliários com a CM Capital
Os Fundos Imobiliários são uma ótima opção para a diversificação de investimentos, mesmo com os riscos. O fato de misturar renda variável e fixa ajuda a proporcionar a investidores de diferentes perfis a oportunidade de obter lucratividade com o ativo.
E se você não tem muito tempo para realizar análises completas dos Fundos e escolher os que melhor encaixam no seu objetivo financeiro, você pode investir na carteira recomendada que eu montei.
Com a Carteira Recomendada Mensal de Fundos Imobiliários, você terá acesso aos melhores e mais promissores fundos selecionados por mim em apenas um clique.
Agora que esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto, você pode começar a investir em fundos imobiliários com a ajuda da CM.
Para investir é muito simples:
- Acesse o site da CM Capital;
- Clique em “Abra Sua Conta”
- No seu Portal do Cliente, acesse “Investir” e em seguida “Fundos Imobiliários”.
É fácil, simples e sem corretagem para fundos imobiliários!