Blog

O que é tape reading? Saiba como utilizar essa estratégia

Os investimentos de maior risco, em geral, trazem bons retornos. Para aproveitá-los ao máximo, é preciso estar atento ao mercado e tomar todos os cuidados possíveis. Aqueles que contam com a Bolsa de Valores — ou desejam iniciar seus processos no universo da renda variável — precisam saber o que é tape reading.

Sabendo disso, vamos falar sobre o assunto neste conteúdo, explicar seu funcionamento na prática e apresentar algumas vantagens e desvantagens. Ao acessar essas informações, você estará muito mais preparado na hora de lidar com os cenários à sua frente e tomará as melhores decisões em relação às suas finanças e perfil de investidor.

Se você deseja expandir seu conhecimento e aprimorar a gestão de riscos, continue lendo!

O que é tape reading?

A automatização de processos e o acesso aos meios digitais facilitam amplamente o cotidiano de quem deseja escolher as melhores ações para si. Contudo, não foi sempre assim. Antes de serem capazes de coletar dados e montar gráficos referentes ao comportamento de determinada ação, os investidores da Bolsa de Valores precisavam imprimir uma fita. Seu nome era tape reading. Nela, estariam presentes todas as cotações do dia.

Mesmo que não se use mais esse procedimento no sentido de conferir informações sobre ações em queda ou em alta, o nome se manteve. Quem busca saber o que é tape reading, porém, pode ir além — e estará diante de excelentes oportunidades de aprimorar a qualidade de seus investimentos. Afinal, essa terminologia designa a compreensão e análise dos fluxos ativos disponíveis para aplicação. A fim aprofundar o assunto, explicaremos seu uso efetivo.

Como funciona na prática?

Ao conhecer o básico sobre esse esquema de leitura de mercado, é importante não confundi-lo com, por exemplo, a “Análise Técnica e Fundamentalista”. Enquanto essa opção oferece uma observação profunda dos ativos, o tape reading é visto mais como uma forma de mensuração de fluxos, especialmente os dos tubarões — chamados assim pela grandeza de suas movimentações financeiras.

Separados esses dois conceitos, é hora de compreender os impactos da estratégia na vida financeira dos investidores da atualidade.

Book de Ofertas

No momento de conferir a oferta e a demanda dos ativos, é usado o chamado Book de Ofertas. Seu acesso é facilmente feito pelo Home Broker. Quando você entrar na plataforma online da corretora de valores escolhida, a fila de pessoas interessadas em comprar ou vender um ou mais ativos será mostrada. Ao visualizá-la, será possível conhecer o volume e os preços envolvido nas transações realizadas e, assim, antecipar algumas movimentações de grande porte que serão executadas.

Histórico de negócios

Quem deseja estar a par das movimentações dos tubarões também precisa atentar a esse fator. A utilização do tape reading sugere a conferência dos últimos papéis escolhidos pelos grandes players das finanças, o que oferece um bom panorama do que pode ser esperado.

Volume de profile

Diferentemente do histórico geral apresentado acima, essa opção é mais específica. Ela permite uma observação concentrada das situações, apresentando regiões de acúmulo entre oferta e procura de grandes negociações. Dessa forma, você se atualiza em relação às movimentações notórias.

Quais as vantagens e desvantagens?

Por meio das informações citadas é possível compreender as possibilidades e saber o que é tape reading oferece. Porém, nem tudo são flores. Um detalhe que torna esse esquema menos benéfico é o fato de que ele não é indicado a todos. Para observar os cenários corretamente, é preciso contar com vasto conhecimento sobre o mercado.

Além disso, ter bons recursos em mãos também é imprescindível. Sem uma boa internet e um Home Broker estável, por exemplo, será difícil obter sucesso nas análises. Deixando esses obstáculos de lado, restam excelentes vantagens. Elas são capazes de ajudar o investidor a evoluir mais e mais a cada dia. Também tornam possível tanto aprimorar as rentabilidades, quanto construir uma carteira de investimentos equilibrada e diversa.

Aumento da percepção de mercado

Um dos maiores benefícios do uso da leitura de fluxos de ativos é a visão ampla que ele oferece. Compreender como os grandes players das finanças atuam é essencial. Além disso, conhecer os padrões de investimento e treinar a rapidez de capacidade analítica são atitudes capazes de otimizar a relação de um indivíduo com as muitas opções que a renda variável oferece.

Acesso a informações importantes

Além de melhorar sua percepção, ao usar o tape reading você também acessará dados de grande porte. Eles podem nortear suas estratégias e ajudá-lo a delimitar metas futuras alinhadas ao mercado. Ainda que você esteja apenas começando a aplicar essa técnica, é a prática que o auxiliará na organização de objetivos de curto, médio e longo prazo.

Gestão de riscos

Saber de que forma investir na bolsa de valores com mais segurança tende a minimizar perdas e maximizar ganhos. A observação dos erros e acertos de tubarões e investidores de grande porte é uma excelente forma de compreender os cenários do mercado de perto. Ou seja, você não precisa aplicar, de fato, para sentir as oscilações comuns a ele. 

Como utilizar essa estratégia?

Aplicar a leitura de fluxos é mais simples do que parece. Basta escolher uma corretora de confiança e que promova estabilidade em seu Home Broker. Em seguida, acessar a fila de operadores que têm interesse em comprar e vender ativos. Finalmente, é necessário seguir as dicas deste artigo, conferir preços, analisar o Book de Ofertas, atentar ao volume de profile e aprender com as análises realizadas.

Entender o que é tape reading vai além da mera comparação entre passado e presente. Isso é dito uma vez que os investidores de antigamente não tinham acesso à automatização de hoje. Esse conceito é sobre aprender e aprimorar suas técnicas como investidor ao observar o mercado. Com isso, então, fazer as melhores escolhas possíveis em relação às suas finanças.

Ao usar a leitura de fluxo de ativos em seu dia a dia, é fundamental aliar as informações coletadas a boas práticas de gestão de risco. Dessa forma, a aposta em ações e o aproveitamento de perfis moderados e arrojados no mercado será muito maior!

o que é tape reading

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis