As negociações de alta frequência, ou high frequency trading, são operações automáticas no curtíssimo prazo, realizadas por algoritmos. É uma forma de aumentar seus lucros em segundos, usando a tecnologia para alcançar melhores resultados.
Já pensou em ser um trader HFT mas não sabe nem por onde começar? Então vamos entender o que é essa forma de operar e como começar a operar em alta frequência.
Como surgiu o HFT
Esse tipo de operação surgiu com a modernização da bolsa de valores. Com os sistemas eletrônicos, o envio e recebimento de informações ficou mais rápido, permitindo negociações ágeis realizadas em curtíssimos espaços de tempo.
O HFT é muito utilizado no exterior e vem ganhando adeptos no Brasil. Não apenas grandes players do mercado, como qualquer pessoa que entenda de análise técnica e aprenda a configurar as plataformas de robôs de investimentos pode estar apto para operar em alta frequência. Porém, é importante lembrar que os trades são operação de alto risco, portanto para realizar tantas operações no curto prazo é necessário, não apenas a tecnologia, como estratégia e métodos para não sair no prejuízo no final do dia.
Como funciona High Frequency Trading
Seria humanamente impossível acompanhar a velocidade das operações de HFT, por isso são utilizados softwares.
As estratégias são definidas pelo trader, que irá ditar condições de entrada e saída das operações para o robô. A partir dessa estratégia traçada, o algoritmo identifica os padrões gráficos e realiza as operações com base nas condições mais lucrativas.
As plataformas de high frequency trading rodam análises de diversos mercados e bolsas em busca de oportunidades em frações de segundo. Na hora de escolher o software que irá utilizar para montar a estratégia de HFT é importante estudar as funções e diferenciais da plataforma, para que a mesma atenda os objetivos do trader.
Benefícios e malefícios do HFT
Como já foi visto, o High Frequency trading é uma forma de operar em alta velocidade, portanto um dos principais benefícios desse tipo de operação é o retorno no curtíssimo tempo.
Além disso, também podemos citar a grande quantidade de negociações realizadas no dia, permitindo que haja lucro nas pequenas variações de preço.
E claro, após a configuração do software de operação, o trader não precisa ocupar todo o seu tempo com a especulação do mercado.
Aprenda estratégias de operação com nossos analistas.
Pelo lado negativo, existem os riscos de operações, comuns a investimentos de renda variável e é importante que o trader reveja suas estratégias de acordo com mudanças de mercado. Além dos riscos de mercado, é importante contratar um software de qualidade, uma vez que erros no código do algoritmo podem levar o trader a perder operações.
As operações de alta frequência também exigem um investimento financeiro no software, em uma infraestrutura computacional e servidores de internet de qualidade.
RoboTrader
Pela CM é possível contratar softwares de qualidade para high frequency trading. A Robotrader é uma plataforma de ultrabaixa latência, especializada em eletronic trading.
Uma plataforma moderna e completa que garante aos usuários os mais avançados recursos para efetuarem suas operações com precisão, rapidez e segurança.
Principais Recursos
- Telas simples e customizadas
- Cotações nacionais e internacionais
- DataTrader, raio-x do mercado
- Fat-Finger, controle de limites
- Algoritmos pré-customizados – Troca de Spread e Participativas
- Options Trader, simulador de operações
- P&L Intraday, em tempo real
Contrate a RoboTrader pela CM.