Educacional
Tesouro Direto Selic: entenda aqui como funciona
O Tesouro Selic é um dos mais populares tipos de investimento, especialmente para os iniciantes e o perfil conservador. É…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
Cenário Internacional Em um mês de agenda esvaziada no campo das decisões de política monetária, o acompanhamento dos dados correntes e discursos de autoridades dos principais bancos centrais do mundo ditaram o ritmo das negociações no cenário externo. Destaque neste sentido para a evolução observada nos Estados Unidos, onde a convergência entre asprojeções feitas pelos […]
MATHEUS PIZZANI •
05 mar 2025 •
3 min de leitura
Em um mês de agenda esvaziada no campo das decisões de política monetária, o acompanhamento dos dados correntes e discursos de autoridades dos principais bancos centrais do mundo ditaram o ritmo das negociações no cenário externo.
Destaque neste sentido para a evolução observada nos Estados Unidos, onde a convergência entre as
projeções feitas pelos agentes financeiros e os dados efetivos impulsionou as expectativas de que o FED retomará o ciclo de distensão monetária ao longo do ano, cumprindo com a projeção fornecida ao final do ano passado de que ao menos dois cortes seriam realizados ao longo do ano.
O que se viu em termos de discurso, no entanto, vai de encontro com este cenário. A maior parte dos diretores do FED, e até mesmo o presidente da instituição Jerome Powell, deram declarações cujo teor foi de cautela e paciência no que diz respeito ao acompanhamento da evolução da trajetória de deflação do país, deixando claro que não seria um problema para eles manter os juros estáveis durante todo o ano.
Caso mantidas ao longo dos próximos meses, o choque destas expectativas pode gerar nova turbulência na precificação dos ativos e turbulência no mercado global, à exemplo do ocorrido no ano passado. O cenário demanda cautela por parte dos investidores e serenidade adicional no momento da alocação de recursos.
Apesar da não ocorrência de decisões de política monetária no âmbito doméstico, a expectativa para os próximos passos do Copom também seguiu como elemento central da definição do cenário macroeconômico. O desempenho dos dados acompanhados pela autoridade monetária, no entanto, tornou as projeções ainda mais incertas. Tomando como base as variáveis com maior peso para a decisão de política monetária no cenário atual, as expectativas de inflação e o hiato do produto, a leitura final acabou sendo mista.
Por um lado, os indicadores de atividade divulgados ao longo do mês, cuja referência era o mês de dezembro, mostraram um cenário preocupante em termos de crescimento, uma vez que consolidaram o movimento descendente iniciado em novembro, com todas as principais pesquisas setoriais sofrendo queda no mês em questão. Além disso, o IBC-Br, que é o indicador oficial de atividade econômica do Banco Central, também fechou em queda, ajudando a sustentar a hipótese de uma possível contribuição benigna da combinação entre crescimento e inflação.
Tal percepção ganhou ainda mais força com a queda das principais séries de expectativa e do nível de utilização da capacidade instalada, sendo a última uma das variáveis utilizadas pelo BCB em seus modelos de projeção de inflação.
Em contrapartida, a expectativa de inflação de médio prazo, medida pelo Boletim Focus, continuou sua trajetória de desancoragem, afastando-se cada vez mais da meta de 3% a ser perseguida pelo BCB. Neste cenário, cresce ainda mais a expectativa pela divulgação do comunicado e da ata da próxima reunião, que serão de grande importância para a calibragem das projeções de juros do mercado e que, a depender do tom e da interpretação do mercado, promover inflexões importações nas perspectivas para variáveis como Selic, inflação e câmbio
Educacional
O Tesouro Selic é um dos mais populares tipos de investimento, especialmente para os iniciantes e o perfil conservador. É…
Educacional
Ao fazer investimentos, é importante entender quais são os indexadores utilizados e como eles afetam as suas aplicações. Um dos…
Educacional
O grande desejo de quem investe é montar uma carteira que traga bons resultados. Contudo, essa nem sempre é uma…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.