Educacional
Contrato Futuro de Bitcoin: o que você precisa saber sobre o novo contrato futuro?
Uma das principais vantagens para o trader operar este contrato futuro, é de poder se proteger contra a oscilação dos…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
Bull Market e Bear Market são expressões que identificam a situação do mercado, em seus movimentos de alta e baixa. Saiba como operar em nesses momentos.
MARIANA BENEDITO •
13 jul 2022 •
4 min de leitura
Bull Market e Bear Market, termos que você já deve ter se deparado, certo?
Essas expressões atuam para descrever algum movimento do mercado, ou seja, um jeito mais fácil de se referir as particularidades do mercado financeiro.
Mas, antes de tudo, quer saber por que o touro e o urso são símbolos do mercado financeiro?
Acompanhe mais esse artigo da CM Capital.
Além desse, nós temos vários conteúdos informativos disponíveis para você. Veja aqui!
Primeiramente, vamos entender essa terminologia.
Essas expressões querem dizer “mercado touro” e “mercado urso” em português. Seu significado está atrelado aos movimentos de alta e baixa do mercado financeiro, em específico no mercado de ações.
A origem desses termos, assim como quase todas utilizadas no dia a dia dos investidores e pessoas envolvidas não mercado financeiro, é incerta.
A versão mais conhecida diz respeito a forma que esses animais atacam suas presas. Entenda mais:
No caso do bull market, estamos falando sobre o mercado de alta. Já que durante o seu ataque, o touro dá sua chifrada de forma ascendente, atacando sua presa de baixo para cima
Assim sendo, o termo bull market é usado para se referir aos momentos em que o mercado está otimista. Onde há expectativa de crescimento do mercado financeiro, possibilitando que os investidores lucrem em operações de venda de suas ações.
Funciona assim, os investidores que conseguem identificar essa movimentação do mercado têm maiores lucros, pois aqueles que veem a chegada do touro, conseguem comprar ações mais baratas e vende-las por um valor maior, assim gerando o lucro.
Há ainda a expressão “bullish”, que significa como um touro, representando também o mercado em alta, tal qual o ataque de um touro.
Ao contrário do bull market, o bear market é um mercado que está na baixa, ou seja, quando os investidores estão pessimistas em relação ao mercado financeiro porque preço das ações estão caindo.
Assim como o termo anterior, o nome se origina pelo ataque de um animal, nesse caso, o urso, que ataca suas presas com uma pata de cima para baixo, em um movimento descendente.
Assim, também há um termo, significando como um urso, que é o bearish. Sua definição corresponde a um momento delicado para a economia, com o mercado em baixa, inflação e desempregos altos. Também pode ser referente a alguma área específica do mercado e não ele como um todo.
Desde já, adiantamos que o mercado em ascensão não é necessariamente bom, assim como o mercado em baixa não significa que está totalmente ruim. Um bom investidor sabe como se comportar e aproveitar os benefícios de ambas as situações!
Se estamos em bear market, encontramos investidores mais apreensivos, que acabam vendendo suas ações, para minimizar suas perdas, o que ocasiona um movimento onde a oferta de ativos acaba sendo maior do que a demanda . Como consequência, o preço das ações caem.
Nesse momento, investidores mais experientes e de perfil mais arrojado compram essas ações por um valor baixo, aguardando o momento em que o mercado estiver em ascensão.
Quando o mercado está otimista, ou seja, em bull market, é o momento em que as ações sobem de valor, portanto, quem comprou na baixa e vendeu na alta, tem uma boa rentabilidade perante aqueles que não conseguiram identificar esses movimentos do mercado.
Em resumo, o mercado pode ser muito dinâmico e identificar esses momentos ajudam o investidor a atuar bem em cada uma dessas situações.
E você? Já investe? Tem conta na CM Capital? Abra a sua. É gratuito!
Educacional
Uma das principais vantagens para o trader operar este contrato futuro, é de poder se proteger contra a oscilação dos…
Educacional
Os novos clientes que realizarem a transferência dos ativos de Opções terão, por tempo indeterminado, Corretagem Zero para exercício de…
Educacional
Você sabe o que é um simulador de Day Trade? Se você está interessado em começar a investir no mercado…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.