Agenda de indicadores esvaziada e baixa liquidez na primeira semana do ano

Diversos países ainda estão aproveitando o feriado de começo do ano, bolsas de Nova York, Ásia e Reino Unido estão fechadas. A agenda no Brasil também é esvaziada, o mercado começa o ano reagindo as notícias políticas dos últimos dias, com a posse de Lula, as medidas aprovadas e algumas falas do presidente que desagrada o mercado em relação as políticas fiscais.

Lula já assinou os primeiros decretos presidências pela manhã. Os mais importantes para o mercado são a manutenção do Bolsa Família em R$600,00 e a prorrogação por 60 dias da desoneração sobre os combustíveis. O anuncio tem impacto na arrecadação federal e pode gerar incomodo nos investidores.

Abra sua conta grátis.

Agenda de indicadores esvaziada e baixa liquidez na primeira semana do ano
Agenda de indicadores macroeconômicos 02 a 06/01

Segunda-feira pós posse de Lula

O dia amanheceu com o mercado derretendo frente as falas de Lula no Congresso Nacional. Entre os temas abordados pelo presidente estão a revogação do teto de gastos e a prorrogação da isenção de impostos federais por mais dois meses.

O discurso deu o tom de retomada do Estado como indutor do desenvolvimento econômico, o que deixa o mercado financeiro tenso.

Na agenda econômica de hoje são esperados a primeira pesquisa Focus do ano, dados de gerentes de compras (PMI) de Brasil, Zona do Euro, Alemanha, França e Espanha, além da balança comercial brasileira referente a dezembro e ao acumulado de 2022.

O Boletim de Focus continua apontando para uma alta do IPCA para esse ano e reduziram a projeção de queda dos juros neste ano.

Para 2023 a projeção do IPCA foi de alta de 5,23% para 5,31%, sendo a 3ª semana com alta nas expectativas.

O PMI brasileiro ficou em 44,2 em dezembro. Na Zona do Euro, o PMI teve a maior leitura dos últimos três meses, mas permanece abaixo da marca dos 50,0 pelo sexto mês. O índice chegou a 47,8 em dezembro, ainda na casa da retração.

Terça e quarta-feira com PMIs

Reino Unido, Estados Unidos e Japão recebem os dados de PMI na terça-feira. Na Alemanha, além dos dados de taxa de desemprego, os investidores esperam pela leitura do IPC, índice de inflação ao consumidor.

Já na quarta-feira é a vez de receber dados de PMIs compostos na Europa. Espanha, França, Itália e Zona do Euro esperam pelo dado.

Já no Brasil é esperado o Índice de Preços ao Produtos (IPP).

Quinta-feira

Na agenda de quinta mais indicadores começam a sair. Aqui no Brasil é esperado o IPC-Fipe e os números de produção industrial, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A balança comercial dos EUA também pode movimentar o mercado durante a quinta-feira.

Sexta-feira

Para fechar a primeira semana do ano, os investidores podem se voltar as economia dos EUA e Zona do Euro que reúnem indicadores macroeconômicos relevantes.

Na Zona do Euro espera-se Confiança do Consumidor, IPC e Vendas no Varejo.

Nos EUA a taxa de desemprego é o foco da sexta-feira. Esse dado costuma movimentas as bolsas ditando o ritmo da manhã do investidor. Acompanhe com nossos especialistas para não perder nenhuma entrada.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.