CM Capital

Resumo da semana: mercado se prepara para virada de ano

Resumo da semana: mercado se prepara para virada de ano

Os feriados ao longo da semana em diversos países não pararam os indicadores econômicos e a movimentação no cenário político do pais. No resumo dessa semana, veja tudo que você precisa para entrar no ano novo dominando seus investimentos.

A semana foi esvaziada de indicadores econômicos no cenário doméstico e internacional, por isso o foco dos investidores foi no cenário político. Durante a semana o atual e o futuro ministro da economia, Paulo Guedes e Haddad entraram num acordo para prorrogar a isenção do PIS e Cofins sobre combustíveis para até o final de janeiro.

Também recebemos a confirmação de Simone Tebet como ministra de Planejamento. O nome agradou o mercado, os investidores veem sua presença como símbolo de moderação na política econômica.

Segunda-feira

Com EUA, Reino Unido, Alemanha e Austrália em feriado, o mercado trabalhou devagar no começo da semana.

Aqui no Brasil, além do Boletim Focus, tivemos os dados de Confiança do Consumidor, pela FGV, que apontou 88 pontos, um crescimento frente a leitura anterior, de 85,3.

O dia foi movimentado no oriente, com os investidores do Japão recebendo dados de Taxa de Desemprego, que ficou em 2,5% em novembro, uma queda frente a leitura do mês de outubro. O dado de novembro é o mais baixo desde março de 2020. 

Além disso também recebemos os dados de Vendas no Varejo do Japão, o indicador veio em 2,6% na leitura de novembro, uma queda grande comparado a leitura de outubro, que veio em 4,4%. O indicador mede todos os produtos vendidos pelos varejistas e é um importante indicador de gastos do consumidor.

Terça-feira

Na China teve divulgação do lucro industrial, que caiu 3,6% entre janeiro e novembro, na comparação anual.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Japão teve alta de 0,2% MoM em novembro, desacelerando frente ao desempenho registrado em outubro, quando apresentou crescimento de 0,6% na base de comparação mensal.

No Japão também teve dados de Produção Industrial, que desacelerou o ritmo de queda em novembro.

Quarta-feira

No meio da semana, os brasileiros receberam o Índice de desemprego Caged, segundo o indicador, o Brasil criou 135,5 mil empregos com carteira assinada em novembro.

Este é o 11º mês consecutivo em que o país tem saldo positivo, totalizando 2,4 milhões de postos de trabalho entre janeiro a novembro.

Quer começar a investir? Abra sua conta.

Quinta-feira

O último dia de funcionamento da Bolsa de valores de 2022 é agitado com dados de IGP-M, Dívida Líquida/PIB e Balanço orçamentário.

O IGP-M subiu 0,45% em dezembro, fechando o ano com alta de 5,45%. Houve acelero do indicador esse mês, porém ficou abaixo do esperado pelo mercado.

A divida liquida sobre o PIB ficou em 57%, a projeção era de 58,1%. Leituras abaixo do esperado podem ser tomadas como positivar para o real.

Sexta-feira

Com a bolsa de valores fechada nessa sexta-feira, os investidores brasileiros podem relaxar e aproveitar a o fim de semana adiantado.

Na China a situação é diferente, o mercado recebe os dados de PMI composto, industrial e de não manufatura.

E assim encerramos o ano. Voltamos em janeiro par acompanhar as mudanças da economia brasileira.

Vem relembrar tudo que aconteceu no mercado financeiro. Retrospectiva especial 2022.

Sair da versão mobile