Ícone do site CM Capital

Ranking de fundos de investimento | Maio

Com o objetivo de oferecer um direcionamento a CM Capital criou o Ranking de Fundos de investimento, onde buscamos, através de dados estritamente quantitativos, apresentar os fundos que se destacam em cada uma das principais classes: Renda Fixa, Multimercado e Ações.

Muitos investidores têm frequentemente buscado mais independência em suas decisões de investimentos e por vezes, devido à falta de experiência ou informações, acabam montando carteiras ineficientes.

Com o objetivo de oferecer um direcionamento a CM Capital criou o Ranking de fundos de investimento, onde buscamos, através de dados estritamente quantitativos, apresentar os fundos que se destacam em cada uma das principais classes: Renda Fixa, Multimercado e Ações.

Além da separação por classes, o Ranking de fundos de investimento categoriza os 10 fundos que apresentam os maiores resultados nos indicadores: Índice Sharpe, Alfa e Rentabilidade. A partir de uma base de 300 fundos, que são disponibilizados em nossa plataforma. A janela de observação dos indicadores é dos últimos 12 meses.

Abaixo disponibilizamos uma tabela com os principais índices de referência aos quais, no geral, os fundos têm por objetivo superar.

Viés econômico

Cenário Internacional

No ambiente internacional, o mês de abril foi marcado pela continuidade da apreensão do mercado
frente aos próximos passos do FED no que diz respeito à condução da política monetária dos Estados Unidos.
Após um início de ano marcado por dados de inflação e mercado de trabalho incondizentes com o que se esperava para o atual momento do aperto monetário no país, os discursos de membros do Fomc causaram um movimento intenso de reprecificação no mercado, com as projeções de redução de juros, que já haviam migrado de março para junho nos meses anteriores, sendo postergadas para os últimos meses de 2024. O deslocamento gradual da posição dos agentes financeiros gerou um enxugamento na liquidez mundial, cuja reversão só será possível a partir do momento que o FED sinalizar de maneira mais evidente o início do ciclo de corte de juros no país. O principal reflexo deste movimento é a manutenção da pressão sobre os mercados de juros futuros e câmbio a nível global.


Cenário Doméstico

As incertezas no âmbito global afetaram significativamente a economia doméstica, com destaque para o
canal com maior correlação com o cenário externo: o câmbio. Seguindo o mesmo movimento observado nos demais mercados emergentes, e até mesmo nas economias avançadas, a desvalorização do real ganhou tração impressionante ao longo do último mês. A instabilidade externa motivou revisão generalizada nas projeções de queda da Selic. A mediana das projeções extraída do boletim Focus saiu de 9% para 9,50 a.a., enquanto a decisão de maio do Copom é dada como incerta, com as projeções variando entre um corte de 50 ou 25 bps. Neste sentido, vale ressaltar que as boas notícias no campo da inflação são um fator contrário ao cenário mais pessimista para os juros. Tanto o IPCA cheio de março quanto a prévia de abril – IPCA-15 – registraram resultado abaixo da mediana das expectativas do mercado, com uma composição qualitativa majoritariamente benigna, sugerindo que a desinflação doméstica não tem sido comprometida até aqui pela conjuntura desafiadora, e que a autoridade monetária brasileira ainda possui margem para seguir com seu ciclo de cortes

TOP 10 | Índice Sharpe

O índice Sharpe é um indicador indispensável para quem está montando uma carteira de fundos e deseja fazer uma comparação entre as opções disponíveis.

Grosso modo este índice traduz a relação entre retorno e risco do fundo, de forma que quanto maior o Sharpe, maior também o retorno diante ao risco exposto, e melhor a qualidade do resultado entregue.

Confira o Ranking de Fundos de investimento de acordo com esse índice.

Ranking de fundos de Renda Fixa

Ranking de fundos de investimento Multimercado

Ranking de fundos de ações

TOP 10 | ALFA

É muito comum ler em lâminas de fundos que o seu objetivo é entregar retornos acima de um determinado índice de referência (benchmarck). Afinal, qual seria a vantagem em entregar o mesmo resultado?

O alfa é o indicador que, no mercado financeiro, expressa a capacidade de um investimento/estratégia obter lucros acima do seu benchmarck, ou seja, seu excesso de retorno. Confira o Ranking de Fundos de investimento de acordo com esse indicador.

Ranking de fundos de Renda Fixa

Ranking de fundos de investimento Multimercado

Ranking de fundos de ações

TOP 10 | Rentabilidade nos últimos 12 meses

De forma proposital colocamos por último o ranking de rentabilidade, não por ser menos importante, mas por saber que muitos investidores pautam suas escolhas apenas pelo resultado, o que não é muito saudável, já que esse indicador por si só não traz muitas informações, e pode nos levar a cometer grandes enganos.

Confira o Ranking de Fundos de investimento de acordo com a rentabilidade.

Ranking de fundos de Renda Fixa

Ranking de fundos de investimento Multimercado

Ranking de fundos de ações

Pontos importantes

1º Esse relatório não se trata de uma recomendação, o nosso objetivo com esse Ranking de Fundos de investimento é educar nossos investidores em seus processos de escolha e trazer informações relevantes e atualizadas.

2º Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

3º Para ter acesso aos documentos essenciais dos fundos acesso o nosso site.

4º Qualquer dúvida fale conosco antes de investir.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter. Ainda não é cliente? Abra a sua conta na CM Capital.

Disclaimer

Este relatório foi elaborado pela CM CAPITAL e todos os dados e/ou opiniões apresentados neste material foram elaborados dentro do contexto e conjuntura no momento de sua produção, não deve ser entendido como material publicitário, relatório de análise, consultoria, sugestão de investimento, oferta e/ou recomendação de compra e/ou venda de título ou valor. O material tem como principal objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A CM CAPITAL, administradores, representantes legais e funcionários não fornece qualquer garantia ou promessa de ganhos ou efetivação financeira, seja nas simulações realizadas através do serviço prestado, seja em qualquer outro investimento ou aplicação financeira realizada. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A CM CAPITAL não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Toda e qualquer informação contida neste material deve ser confirmada, no tocante as condições de investimento, antes de qualquer negócio. Todas as operações realizadas na CM CAPITAL são executadas pela CM CAPITAL MARKETS CCTVM LTDA., Instituição Financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Sair da versão mobile