Educacional
Previdência Privada: como funciona, quais os tipos e como investir
A previdência privada é uma alternativa para quem não quer depender apenas do governo para ter uma renda no futuro.…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
Eram 11h40, no horário de Brasília, terça-feira, 15 de novembro, quando os noticiários reportavam que um míssil caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia, deixando duas pessoas mortas.
THAINA RAMBALDO •
16 nov 2022 •
5 min de leitura
O clima está tenso. Já se passaram nove meses desde que a Rússia fez o seu primeiro ataque contra a Ucrânia. Desde então, o conflito se intensificou e sobrou até para a vizinha Polônia.
No Brasil era feriado de Proclamação da República, a bolsa estava fechada, mas os investidores seguiam atentos ao mercado internacional que derretia sob a tensão da guerra no continente europeu.
Eram 11h40, no horário de Brasília, terça-feira, 15 de novembro, quando os noticiários reportavam que um míssil caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia, deixando duas pessoas mortas.
Logo as acusações começaram.
“Um míssil de fabricação russa caiu, matando dois cidadãos da República da Polônia”, confirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Lukasz Jasina em comunicado, acrescentando que o embaixador russo em Varsóvia foi convocado para pedir “explicações detalhadas” sobre o ocorrido.
O Ministério da Defesa da Rússia negou a alegação, que classificou como “uma provocação deliberada com o objetivo de agravar a situação”. Em comunicado, o governo russo afirmou que “nenhum ataque a alvos perto da fronteira entre Ucrânia e Polônia foi feito por meios de destruição russos”.
O ataque segue sob investigação, no entanto, a Polônia já mudou o tom. O presidente do país, Andrzej Duda, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disseram que um míssil de defesa aérea ucraniano provavelmente causou a explosão em território polonês na véspera, enfatizando que Kiev não tem culpa por tentar se defender.
O presidente Duda observou que as forças russas lançaram uma enxurrada de ataques com mísseis contra a Ucrânia e sua infraestrutura energética e civil na terça-feira, 15. Segundo ele, os esforços ucranianos para conter a chuva de cerca de 100 mísseis causaram um “acidente infeliz” na Polônia e não se configura como um ataque direto ao seu país.
Leia também: Rússia x Ucrânia: O que está acontecendo?
Os Estados Unidos também consideram que o míssil que caiu no território polonês pode ter sido um erro de trajetória de um sistema antimísseis da Ucrânia. “Existe uma informação preliminar que contesta isso (a versão de que o míssil partiu da Rússia). Eu não quero afirmar isso antes de a investigação ser concluída, mas pela trajetória do míssil é pouco provável que ele tenha sido disparado da Rússia”, declarou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Ao se tornar alvo das acusações, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia negou que um de seus mísseis estivesse envolvido na explosão, que o presidente Volodymyr Zelensky chamou de “escalada” da Rússia. Oleksiy Danilov, chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse que Kiev estava “esperando informações” de seus “parceiros” sobre as descobertas preliminares.
Imediatamente após a explosão, foi sugerido que a Polônia poderia invocar o Artigo 5 da Carta da Otan, que compromete seus membros à defesa mútua, afirmando que um ataque a um é um ataque a todos.
Aliança do Tratado do Atlântico Norte é uma organização intergovernamental formada por 30 países, que se ajudam mutuamente em termos políticos e militares. Criada no contexto da Guerra Fria, em 1949, essa organização tem como um de seus pilares garantir a segurança de seus países-membros, que pode ocorrer de forma diplomática ou com o uso de forças militares.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que uma investigação está em andamento, mas a análise preliminar “sugere que o incidente foi provavelmente causado por um míssil de defesa aérea ucraniano disparado para defender o próprio território contra-ataques de mísseis de cruzeiro russos”
Ele também enfatizou que não há indicação de um ataque deliberado da Rússia ou de quaisquer planos russos para atacar um membro da Otan – o que significa que o compromisso da aliança militar com a defesa coletiva não está em questão.
“Deixe-me ser claro, isso não é culpa da Ucrânia. A Rússia tem a responsabilidade final ao continuar sua guerra ilegal contra a Ucrânia”, completou Jens Stoltenberg.
Agenda da semana: feriado no Brasil e inflação na Europa
Educacional
A previdência privada é uma alternativa para quem não quer depender apenas do governo para ter uma renda no futuro.…
Educacional
Você já ouviu falar em Backtest? Essa técnica essencial pode ser a chave para melhorar suas estratégias de trading e…
Educacional
O scalping é uma estratégia de operação no mercado financeiro que busca aproveitar pequenas variações de preço em curtos períodos…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.