O que significa o efeito manada nos investimentos?

Ao falar em efeito manada a primeira imagem que vem à cabeça é um bando de pessoas ou outros animais correndo em uma mesma direção, não é? Apesar de parecer um pouco confuso, esse conceito faz muito sentido dentro do universo de investimentos.

Você já deve ter conhecido alguém influenciável, que se sente inseguro com suas próprias opiniões e acaba aderindo ao comportamento das outras pessoas para ficar mais confortável, certo? Essas pessoas são as que estão mais propensas ao efeito manada nos investimentos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste artigo!

O que é o efeito manada?

Quem está iniciando a sua jornada de independência financeira, procurando formas de como começar a investir, acaba se deparando com uma série de situações e termos que podem não ser tão simples de entender em um primeiro momento.

Efeito manada é o nome dado à tendência das pessoas de repetirem ações feitas por outras. Quando alguém fica olhando fixamente para um determinado ponto, é quase automático que você acabe olhando também. E não só você, as outras pessoas à sua volta também. Isso se repete nos investimentos.

Identificar o efeito manada não é nada difícil. Basta você perguntar a alguém “por que você está fazendo isso?”. Se a pessoa responder “porque é o que todo mundo está fazendo”, bang! Efeito manada. A teoria é de que “se todos os outros estão tomando essa decisão, então devem ter seus motivos, deve ser uma boa decisão”. Acontece que nem sempre isso é verdade.

Como esse efeito pode causar prejuízos?

O efeito manada pode realmente causar grandes prejuízos a todos os envolvidos, impactando as mais diversas áreas da vida. Uma reação exagerada a uma mudança ou mesmo aquela sensação de pânico podem ser alguns dos exemplos desse efeito agindo na prática.

O grande problema do efeito manada é que ele tende a criar uma situação que nem sempre existe. Por exemplo: se alguém lançar a teoria de que em pouco tempo determinados itens faltarão no supermercado, as pessoas começarão a comprá-los para estocar, simplesmente porque todos estão fazendo isso. E o que acontece em seguida? Bem, eles começam a sumir das prateleiras, mas porque as pessoas os compraram em grande quantidade.

Isso se estende para diversos cenários, incluindo o setor de investimentos. Se uma parcela dos investidores de uma empresa começam a vender seus ativos porque isso faz parte da sua estratégia, a companhia não sofrerá tantos prejuízos com isso. No entanto, se todos eles resolverem comprar ou vender ações dessa mesma empresa, as consequências terão dimensão muito maior.

Mas não é só isso. Você também pode acabar perdendo muito dinheiro nessa brincadeira perigosa do efeito manada. Pessoas que investem olhando apenas para quais ativos estão rendendo mais são as mais propensas a sofrer com isso. É preciso estabelecer uma estratégia de longo prazo, alinhada aos seus objetivos, afinal, nem sempre os resultados virão de maneira imediata e instantânea.

A dinâmica ideal de mercado é que cada investidor tome suas decisões com base na sua própria estratégia e não naquilo que todos os demais estão fazendo. Isso torna a bolsa mais segura e menos instável. Por isso, entender as causas desse fenômeno pode ter um grande valor para alcançar bons resultados nas suas vendas e tendências comportamentais.

Como fugir do efeito manada?

De acordo com a psicologia, todos estamos propensos ao efeito manada, independentemente de grau de escolaridade, classe social ou dinheiro investido. Esse é um efeito relacionado com a influência que as nossas emoções, enquanto seres humanos, causam sobre as nossas decisões.

Quando ocorre uma mudança brusca no valor de uma determinada ação, é natural ficar tentado a tomar alguma atitude a respeito. Esse é um instinto básico de autoproteção. A sensação é de que se você não surfar a mesma onda que todo mundo está surfando, você pode perder uma oportunidade incrível. O que nem sempre é verdade.

Com o tempo, o mercado volta ao normal e toda oscilação se estabiliza. É nesse momento que os investidores percebem que aquela “grande oportunidade” nem era tão grande assim. Investir na bolsa exige sangue frio e foco no planejamento. Para isso, é preciso desenvolver inteligência emocional para lidar com esse tipo de ímpeto e resistir a ele.

Sabendo o quanto o efeito manada pode ser prejudicial para as suas finanças e para a sua tranquilidade, você deve estar se perguntando — “além de controlar o meu emocional, como eu posso fugir desse tipo de comportamento?” A resposta mais curta para esse questionamento é: siga uma carteira recomendada.

Contar com a ajuda de alguém que tenha um vasto conhecimento sobre o mercado também é uma maneira de se proteger do efeito manada. Essa pessoa pode orientar você a tomar as melhores decisões, não apenas de acordo com o mercado, mas, sim, com o seu perfil de investidor e objetivos de longo prazo. Isso faz uma grande diferença no seu sucesso com investimentos.

Mas, cuidado. Aquele seu amigo que começou a investir em alguns meses e garante que tem uma boa indicação de ativo para você não é exatamente a fonte mais segura. Nesses casos, é preferível buscar um especialista em investimentos, com larga experiência de mercado.

Então, para que você não esqueça, aqui vai um resumão dos cuidados que você precisa tomar para fugir do efeito manada nos investimentos:

  • seja disciplinado e mantenha seu foco na estratégia de longo prazo;
  • fique por dentro das notícias e informações sobre os papéis de seu interesse;
  • procure entender o que está motivando as decisões do senso comum;
  • se fizer sentido dentro da sua estratégia, siga o fluxo do mercado;
  • mantenha suas emoções sob controle na hora de tomar uma decisão.

Agora, com certeza, você está melhor preparado para enfrentar o efeito manada e manter os seus investimentos mais seguros. Não se esqueça de tomar as melhores decisões, baseadas naquilo que vai beneficiar a sua carteira.

Se você gostou deste conteúdo sobre o efeito manada, chegou a hora de entender melhor as diferenças entre renda fixa e variável!

efeito manada

Abra sua conta Online grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki