Cenário Macroeconômico – Junho

Criado pelos economistas da CM Capital, o artigo Cenário Macroeconômico deste mês traz uma visão ampla da economia. Confira!

MATHEUS PIZZANI •

28 jun 2024 •

3 min de leitura

Cenário Internacional

A inflação dos Estados Unidos seguiu como principal tema na esfera internacional. Após resultados ruins do ponto de vista da política monetária nos meses iniciais do ano, o mês de junho foi marcado por dados de inflação majoritariamente positivos. O bom desempenho do indicador ajudou inclusive a amenizar o tom dos discursos de parte dos membros do comitê de política monetária do FED, que embora sigam não se comprometendo com cortes no segundo semestre, sinalizaram que a manutenção do cenário observado em junho permitirá ao menos uma redução ainda em 2024.


A condução da política monetária também foi tema central na Zona do Euro, onde o Banco Central Europeu optou por ser a primeira autoridade monetária dentre as economias avançadas do ocidente a iniciar seu ciclo de distensão monetária. Justificam este movimento as projeções mais recentes do comitê, que já apontam para a convergência da inflação ao centro da meta dentro do horizonte relevante da política monetária do BCE, bem como a firme ancoragem das expectativas dos agentes econômicos da região.


Cenário Doméstico

Após a decisão dividida da reunião de maio, as comunicações do Banco Central do Brasil acerca da condução da política monetária se tornaram, invariavelmente, o centro das atenções durante o mês de junho. Neste sentido, o Copom optou, de maneira unânime, pela interrupção do ciclo de cortes da Selic, apresentando como principal justificativa a desancoragem das expectativas de inflação de médio e longo prazo dos agentes. Além disso, outros argumentos de caráter hawkish, como a elevação da taxa de juros neutra e o fechamento do hiato do produto – diferença entre o PIB potencial e o PIB efetivo – também constaram nas comunicações da autoridade monetária brasileira, que buscou adotar um tom mais duro desta vez, causando uma revisão de alta para a Selic tanto em 2024 como nos anos subsequentes. Mesmo com a perspectiva de juros elevados por tempo prolongado, o real seguiu perdendo força frente ao dólar, sendo afetado especialmente por perspectivas mais negativas acerca da dívida pública do país, com impactos subsequentes sobre o prêmio de risco local, tornando menos atrativos no mercado global os ativos domésticos.


Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter.

Ainda não é cliente? Abra a sua conta na CM Capital.

Conteúdos que vão te interessar:

Educacional

Contrato Futuro de Bitcoin: o que você precisa saber sobre o novo contrato futuro?

Uma das principais vantagens para o trader operar este contrato futuro, é de poder se proteger contra a oscilação dos…

Educacional

Transfira suas Opções para a CM Capital e aproveite os benefícios

Os novos clientes que realizarem a transferência dos ativos de Opções terão, por tempo indeterminado, Corretagem Zero para exercício de…

Educacional

IFR: descubra o que é o Índice de Força Relativa, cálculo e como usar

O Índice de Força Relativa (IFR) é uma ferramenta valiosa no mundo das finanças, especialmente para traders que buscam melhorar…

Blog - Formulário de Inscrição

Seja o primeiro a saber!

Nome

A CM Capital tem
tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos financeiros 

Suporte rápido e humanizado

Seja atendido por um especialista em poucos segundos.

Segurança e independência 

Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.

Produtos e serviços exclusivos

Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, 
carteiras recomendadas e muito mais. 

Corretagem zero 

Investimentos em renda variável com corretagem zero.

Opere com a CM Capital

Aprenda tudo sobre investimentos com o
blog da CM Capital! 

Baixe agora o aplicativo CM Capital e opere já!

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

1Etapa 1
2Etapa 2
Descrição sucinta, em poucas palavras, do ocorrido
Nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas se houver
Quando? (Data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do início da ocorrência
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do final da ocorrência
Local, empresa, parceiro, representante onde ocorreu ou ocorrerá o fato
Escreva aqui a causa ou motivo
Se for possível mensurar
Se elas existem e onde podem ser encontradas
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato
Digite seu nome completo
Digite seu telefone com DDD
Digite seu endereço de email mais usado

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.

×