Blog

Bull Market e Bear Market

Em algum momento de seus estudos sobre o mercado financeiro, você já deve ter escutado essas expressões. Aqui você vai entender o que elas querem dizer e como aproveitar cada uma dessas situações!

Essas expressões são universalmente conhecidas. Em português significam “Mercado do Touro” e “Mercado do Urso”, respectivamente. Ambas refletem a alta e baixa do mercado de ações na Bolsa.

Segundo Richard S. Tedlow, essas expressões de “Touro” e “Urso” tem relação com a forma com que estes animais atacam as suas presas! Quer saber mais? Vamos falar bastante disso neste artigo!

O que é Bull Market?

Bull Market, como já dito, é o Mercado do Touro, ou seja, o mercado de alta.

Quer dizer que esta expressão é utilizada pelo mundo todo para dizer que o mercado está em um bom momento e otimista!

Portanto, a expectativa é de que os preços das ações subam e com isso os investidores contem com a possibilidade de ter mais lucros em suas operações.

Caso você escute a expressão “bullish” que significa “como um touro”, saiba que ela quer dizer a mesma coisa que um mercado em ascensão.

Lembra do Richard S. Tedlow e sua teoria de que os nomes foram dados por conta da forma que estes animais atacam suas presas?

A origem do nome Bull Market vem por conta do touro, que ataca sua presa com os chifres, indo de baixo para cima!

Bull Market: como funciona?

Basicamente para entender como funciona o Bull Market, você vai precisar lembrar da lei da oferta e procura.

O mercado estando em alta ou otimista, mais pessoas vão querer comprar aquelas ações, e com isso, o preço delas sobe, certo?

A questão está em quem identificou o Bull Market antes de ele aparecer, ou seja, comprou as ações mais baratas que os outros e pode lucrar vendendo elas em um momento de alta.

O que é Bear Market?

O Bear Market é o mercado de baixa, ou seja, quando os preços das ações caem e há um certo pessimismo em relação ao mercado.

Outra expressão ligada a ela é o “bearish”, em português, “como um urso”, ela pode traduzir um momento ruim da economia. Inflação alta, desemprego alto, ou qualquer outro segmento do mercado em baixa que faz com que o mercado fique incerto, por exemplo.

Lembra de novo do Richard S. Tedlow? Ele entende que essa expressão se dá devido a forma com que o urso ataca sua presa, de cima para baixo!

Bear Market: Como Funciona?

Quando falamos de Bear Market, estamos falando de um mercado com um certo tom pessimista.

Portanto, mais investidores querendo vender suas ações, evitando possíveis prejuízos, isso faz com que os preços delas caem.

Quem opta por comprar nesse mento de Bear Market, pode ter que esperar muito tempo para de fato ter lucro em suas compras, já que a queda dos preços pode ser longa.

Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo informações? Assine a nossa lista do Telegram!

Veja também no canal do Youtube mais matérias exclusivas.

bull-market

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis