CM Capital

Agenda da semana: Copa e feriado reduzem liquidez mas não dispensam atenção de investidores

Essa é uma semana excepcional, o inicio da Copa do mundo e o feriado nos EUA indicam uma semana pouco movimentada no mercado financeiro e com menor liquidez. Apesar disso, alguns indicadores serão divulgados, mas o foco do investidor brasileiro deve permanecer no cenário político e na bola em campo, é claro.

Também é importante ficar de olho no andamento da PEC de Transição e da definição dos ministros do próximo governo. Lembrando que o mercado tem reagido fortemente a cada declaração dada pela equipe de transição de governos.

Agenda completa de indicadores econômicos

Segunda-feira

A manhã no Brasil sempre começa com o relatório Focus do Banco Central, com as principais expectativas para a economia brasileira. Que mais uma vez elevou as expectativas para a inflação de 2022 e 2023. A expectativa para o PIB de 2022 também cresce.

IPCA 2022: Passa de 5,82% para 5,88%
PIB 2022: De 2,77% para 2,80%

Do outro lado do mundo, recebemos os dados do índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha, que desacelerou e teve a primeira queda mensal desde abril de 2020. A taxa ficou negativa em 4,2% na comparação mensal, mas os preços da energia tiveram menos intensidade na pressão.

Terça-feira para aproveitar a Copa

Na terça feira, os investidores podem ficar tranquilos e aproveitar os jogos da Copa, já que haverá poucos indicadores econômicos para ocupar o dia no mercado financeiro, ficamos apenas na expectativa dos números de Confiança do Consumidor da Zona do Euro. Outros países também divulgaram os dados de Confiança do consumidor durante a semana.

Quarta-feira é dia de PMI

O dia já começa com índice de gerentes de compras de serviços, Industrial e Composto (PMI) da Alemanha e Zona do Euro.

Os EUA também divulgam PMI no período da manhã, além de Confiança do Consumidor e a ata do FOMC, com os detalhes da última decisão de taxa de juros do Fed – que elevou a taxa de 3,73% para 4% ao ano, o maior nível desde 2008.

Aqui no Brasil ficamos na espera do IPC-S, índice de inflação divulgado pela FGV.

Quinta-feira com feriado de Graças e inflação

O grande destaque nos indicadores semanais no cenário domestico é o IPCA-15, que será divulgado quinta-feira, pelo IBGE. Por ser a prévia oficial da inflação do Brasil, o indicador é esperado com grande expectativas dos investidores, especialmente, após a última leitura inflacionária que voltou a apontar crescimento.

Também temos o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo. A bolsa permanecerá aberta durante o jogo.

O feriado de Ação de Graças nos EUA faz com que os mercados tenham menos liquidez.

Sextou com Black Friday

O brasileiro, com uma agenda esvaziada de indicadores, pode acordar tranquilo na sexta-feira para fazer suas compras de Black Friday, assim como os norte-americanos, que terão apenas meio período de negociação, por conta do feriado de Ação de Graças.

Na Alemanha a realidade é diferente, o país recebe os números do PIB trimestral e de Confiança do Consumidor, que podem movimentar o mercado.

O investidor pode ficar tranquilo durante essa semana, há alguns indicadores a ficar de olho, mas de modo geral, é esperado uma semana mais tranquila para o mercado financeiro mundial.

Sair da versão mobile