CM Capital

Agenda da semana: o recesso chegou ao mercado financeiro?

Entre o natal e o ano novo, o investidor tem uma agenda tranquila. Alguns indicadores econômicos serão divulgados, mas nada de grande repercussão no mercado.

O importante nesse período é se manter atualizado, descansar e se preparar para as operações e investimentos de 2023.

Na agenda dessa semana também esperamos por mais nomes para ministérios do governo de Lula.

Entre os nomes que ainda não foram divulgados pelo futuro presidente está o que assumirá Ministério do Planejamento, que tem forte ligação com a economia, definido custos, analisando a viabilidade de projetos e orçamentos. O nome é muito aguardado pelo mercado financeiro.

Além do nome de André Lara Rezende, líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, também foi cotado para assumir o Ministério. Mas quem ganhou força nesse final de semana é a senadora Simone Tebet. Lula tem negociado para que a senadora fique à frente da pasta.

Agenda da semana: o recesso de fim chegou no mercado financeiro?

Segunda-feira

A agenda da semana começa com o Boletim Focus do Banco Central com as expectativas para a economia brasileira. As estimativas para a inflação, câmbio e juros pioraram para o ano que vem.

As estimativas para o IPCA estão em 5,76%, enquanto há quatro semanas estavam em 5,91%, continua acima tanto da meta de 3,5% como do teto de 5%.

A projeção para esse ano caíram de 5,76% para 5,64%, porém para 2023 e 2024, as projeções subiram.

A taxa Selic não foi apurada para esse ano, considerando que a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) já ocorreu. A taxa Selic projetada para o fim do ano que vem subiu de 11,75% para 12%.

O PIB desse ano também teve sua previsão reduzida de 3,5% para 3,04%, enquanto para 2023, a expectativa foi mantida em 0,79%. Em relação ao dólar, as apostas para 2022 ficaram ainda em R$ 5,25.

Também saíram hoje os dados sobre expectativas de consumidores da Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 3,3 pontos em novembro, para 85,3 pontos, o menor nível desde agosto (83,6 pontos).

EUA, Reino Unido, Alemanha e Austrália tem o mercado parado hoje por conta de feriados.

Do outro lado do mundo será divulgada a Taxa de desemprego no Japão, às 20h30.

Terça-feira de agenda esvaziada

Reino Unido e Austrália permanecem curtindo o feriado, enquanto no Japão os investidores recebem os dados preliminares de Produção industrial de novembro.

O dado é um bom indicador da força do setor manufatureiro. Pode ser um indicador principal de emprego industrial, salário médio, e renda pessoal. A projeção é de um desacelero de -2,6% para esse mês. A última leitura foi de -3,2%.

Quarta-feira

No meio da semana, os brasileiros tem o Índice de desemprego Caged, o número atual é de 159,45K e a projeção é para a leitura é de 238,00K.

Quer começar a investir? Abra sua conta.

Quinta-feira

O último dia de funcionamento da Bolsa de valores de 2022 é agitado com dados de IGP-M, Dívida Líquida/PIB e Balanço orçamentário.

O brasileiro recebe os dados de inflação e crescimento do país todos de uma vez no último dia útil do ano.

A dívida Liquida e a bruta sobre o PIB serão divulgados pelo Ministério da Fazenda, assim como o Balanço orçamentário, que apontarão um déficit, superávit ou equilíbrio no orçamento de acordo com as receitas e despesas previstas na lei orçamentária e o que foi efetivamente realizado.

Sexta-feira

Sexta não é feriado oficial, mas a bolsa de valores estará fechada e portanto, os investidores podem relaxar e aproveitar a o fim de semana adiantado.

Na China o mercado recebe os dados de PMI composto, industrial e de não manufatura.

E assim encerramos a última agenda do ano. Vem relembrar tudo que aconteceu no mercado financeiro. Retrospectiva especial 2022.

Sair da versão mobile